foto blog

foto blog

sábado, 23 de janeiro de 2016

Vamos brincar lá fora?

Está a chover e está frio? Vamos brincar lá fora!

Neste nosso país de clima ameno estamos habituados ao bom tempo e nem sempre sabemos o que fazer quando está frio e a chover.

Mas a realidade é que não podemos esperar que esteja sempre ameno e solarengo. Assim sendo temos que evitar trancarmo-nos em casa ou em centros comerciais sempre que chove ou está frio.
É importante que as crianças brinquem ao ar livre.
Se na Primavera e no Verão isto nos parece óbvio porque não o há-de ser também no Inverno?

Obviamente que não me refiro a momentos em que chove torrencialmente, mas quando são chuviscos ou aguaceiros, porque não? Vivemos, actualmente, uma vida sedentária e temos que incentivar os nossos filhos a contrariar esta tendência. Temos que nos incentivar a nós próprios também.

Por isso, este fim de semana, quer faça chuva, sol ou frio, saia! Vá ao parquet infantil, jogar à bola, andar de bicicleta, vá até à praia… tantas actividades divertidas que podemos fazer.
A única questão é proteja-se, a si e aos seus filhos. Um bom impermeável, se estiver a chover, um bom blusão de penas se estiver muito frio! O importanto é estarem bem preparados.

Resultado de imagem para kids playing at the rain

Vai ver que se divertem, à séria e nem vão sentir frio.

E se quando chegarem a casa estiverem molhados, seja devido à chuva ou devido à transpiração, tomem um duche bem quentinho e bebam um chá, vai ver que o fim de semana até corre melhor ;)

 O pediatra Mário Cordeiro escreveu um artigo muito interessante, intitulado Guia prático para lidar com as crianças doentes, que também aborda um pouco esta questão. Ele escreve que: “Se se deve proteger as crianças do frio, não é menos verdade que elas podem brincar à vontade ao ar livre, desde que não esteja muita chuva ou vento, porque enquanto correm e desenvolvem atividade muscular não se constipam.  O facto de as crianças (e os adultos também, nos empregos, por exemplo) estarem mais tempo «dentro de quatro paredes» aumenta a probabilidade de transmissão de doenças infeciosas.”

Aproveite para ler o artigo aqui: http://www.portoeditora.pt/paisealunos/para-os-pais/noticia/ver/?id=28304&langid=1

Bom fim de semana  :)

Sem comentários:

Enviar um comentário