foto blog

foto blog

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

De volta aos treinos e dietas!

Olá, olá! Bom Ano!!!!

Posso dizer que é um prazer estar de volta à escrita. Confesso que tinha saudades de pesquisar dicas e assuntos pra vos mostrar. Hoje, é a primeira segunda-feira do ano, dia em que são postas à prova todas as resoluções de Ano Novo e eu, não sou excepção, vou voltar à dieta e treinos.

Visto não ser muito adepta dos doces natalícios, não me foi dificil resistir a uma toda docaria conventual, fritos, doces e um sem-fim de loucuras. Contudo, sei que me excedi em algumas coisas, que ingeri mais coisas que o normal e que vou ter que voltar a entrar nos eixos. Voltando à rotina saudável o corpo vai-se desintoxicar e voltar ao normal.

Não sou apologista de uma dieta detox (dieta esta, baseada  em frutas, sumos, sopas e afins) pois acho que a ingestão de  proteínas é vital para o nosso organismo e como tal organizo a minha dieta de acordo com minhas necessidades que são as seguintes:


- reduzir a ingestão calórica: para perder a gordurinha e os quilinhos adquiridos.
- diminuir a ingestão de hidratos de carbono: para diminuir a retenção e auxiliar na queima da gordura.


Aposto bastante nas verduras tais como tomate, folhas, courgette, abóbora, cebola, pimentos, etc. Estes vegetais também contêm hidratos de carbono, mas em menor quantidade logo, garantem energia para todo o dia. Portanto é uma dieta low carb e não zero carb.



Evito as frutas, pão, massas, farelos, féculas e afins. São alimentos com muuuitos hidratos de carbono e vão comprometer a estratégia. Apenas os uso no pré-treino, onde é necessário energia extra.




Dependendo do horário que vou treinar, insiro um hidratozinho na alimentação. Se for de manha, opto por uma fruta. Se for à hora de almoço, escolho arroz ou outro, e assim sucessivamente. As vitaminas e sais minerais vão ser ingeridos através das hortaliças e como a dieta é por pouco tempo, os micronutrientes não ficam comprometidos.




Quanto às proteínas  escolho as  magras! Nada daquela antiga dieta das proteínas que permite queijos gordos, bacon, picanha etc. ... Isso não é saudável e a probabilidade do colesterol aumentar é alta. O foco é em carnes magras, ovos, laticínios desnatados, etc. ...




Assim deixo-vos um pequeno exemplo de refeições planeadas para um dia:


Pequeno almoço: Lembram-se da receita do pão de micro ondas (ver receita aqui)? Super proteico e low carb, é a escolha certa para o café da manhã. Pode-se juntar queijo cottage, tomate ou atum e fica uma delícia. Pode-se introduzir também omeletes, ovos cozidos ou mexidos (sem gordura).  Não são permitidas frutas, ou sumos se não for treinar em seguida.


Lanche: um iogurte (de preferência natural e magro que tem menos açúcar), um queijo magro como cottage ou ricota, atum ou frango. Frango? Sim! Mas só um bocadinho. Também pode-se introduzir uma fonte de gordura boa, como nozes ou amêndoas (cerca de 4 unidades). Outra opção são os canapés (ver receita aqui).


Almoço: Proteína e hortaliças! Essas são as palavras chave. Vale combinar qualquer carne magra (vermelha, frutos do mar, frango) com saladas e vegetais.


Lanche da tarde: repetição do da manhã


Pós-treino: Proteína! Suplementos para quem esta habituado mas para quem não está pode repetir os lanches ou fazer uma falsa pizza sem pão (queijo magro e tomate), ou o pão de micro ondas.
Jantar: A mesma ideia do almoço.


Ceia: não costumo comer, mas se jantei cedo, repito algum lanche ou tomo outro shake de proteínas ou uma fonte de gorduras boas (castanhas, nozes, etc).






E pronto, basta seguir esta receita por uns dias e associado aos treinos e hidratação (não esquecer de beber pelo menos 2 litros de água diariamente) irão obter de certeza bons resultados.


Contem-nos como correu!

2 comentários:

  1. So água e hortaliças daqui pra frente.... quem comeu o seu peso em fritos e queijo da serra ponha a mão no ar! *mão no ar*

    ResponderEliminar