foto blog

foto blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Love. Love. Loveeee

Bom dia minha gente! Boa segunda-feira! Bom Carnaval! Boa semana!

Hoje o assunto do dia é o amor. Porque ele está no meio de nós (ámen!) e porque está presente em todo o lado principalmente nas lojas onde são visíveis as decorações desde Janeiro, não vá alguém esquecer-se! Não tenho nada contra o dia dos namorados mas também não tenho nada a favor. Tenho horror a fazer coisas por obrigação, a comprar presentes porque sim, a pagar três vezes mais por coisas que no dia seguinte já tem os preços normalizados, a jantar com filas de espera horrendas (isto mesmo com marcação), a pirosadas de peluches com corações, por tudo o que me dá alergias diversas e que me dão vontade de ir a correr para casa. Desculpem-me os mais fervorosos mas não há nada como o conforto da nossa casa nestes dias. Não suporto esta sociedade consumista que nos impõe o que temos de fazer, que nos impede de fazer a escolha por nós próprios sem que seja mal visto o facto de não gostarmos de um dia consumista, por todos os anúncios na tv a despejarem-nos milhares de produtos que não necessitamos, por todo o lado a anunciar o amor.
 
Contudo, também não sou nenhuma bruta insensível, tenho uma romântica incurável dentro de mim, que gosta de festejar o amor todos os dias. Assim, tento festejar este dia à minha maneira, fazendo coisas giras que não envolvam multidões, nem filas de trânsito, nem confusões, nem que me fazem gastar horrores em restaurantes que só porque oferecem um abafadinho de entrada ou uma garrafa de champanhe mixuruca e nos cobram quatro vezes mais do que nos dias normais. Amor, tudo bem, comida boa, nada contra, roubos é que não!  
 
Para os que concordam com esta filosofia e que pretendem fazer um dia caseiro ou semi-caseiro, deixo-vos algumas receitas para um belo brunch por Joana Limão, autora do site Lemonaid, que irá sem dúvida surpreender a vossa cara metade e proporcionar um dia diferente.
 
Crepes sem glúten (8 a 10 unidades)
Ingredientes:
2 ovos
2 colheres de sopa de mel
½ chávena de farinha de arroz
1 pitada de sal
1 chávena de leite de amêndoa, ou outro
2 colheres de sopa de ghee, ou manteiga derretida
 
Preparação
Bata os ovos com o mel, junte a farinha e o sal e envolva bem com uma vara de arames. Adicione o leite e quase todo o ghee, continuando a mexer até obter uma massa líquida e suave. Pré-aqueça uma frigideira antiaderente. Verta o ghee que sobrou e absorva o excesso com papel de cozinha. Coloque uma concha de massa na frigideira e agite-a bem, para que a massa se espalhe uniformemente. Quando o crepe mostrar bolhinhas na superfície e estiver dourado à volta, está na altura de o virar e deixar que coza mais 1 minuto. Repita o processo até acabar a massa.
 
Pão de centeio sem levedar
Ingredientes
1 chávena de farinha de centeio integral, mais um pouco para polvilhar
1 chávena de farinha de trigo integral
1 chávena de leite de amêndoa, ou outro
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de chá de sal marinho
1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
 
Preparação
Pré-aqueça o forno a 200 ºC. Misture o leite com o vinagre e reserve. Coloque todos os secos numa taça e misture com um garfo. Deite a mistura de leite e envolva tudo até se formar uma massa pegajosa. Transfira esta massa para uma superfície polvilhada com farinha, dê-lhe uma forma oval e faça três cortes diagonais com uma faca, polvilhando com um pouco mais de farinha. Leve ao forno durante 40 a 50 minutos. O pão deve ficar bem dourado e sentir-se oco quando batido na base.
 
Molho de chocolate sem culpa
Ingredientes
8 tâmaras
½ chávena de leite de amêndoa, ou outro
3 colheres de sopa de cacau em pó
 
Preparação
Demolhe as tâmaras em água morna durante cerca de 30 minutos. Escorra a água e triture até obter uma pasta. Adicione o leite e o cacau e continue a triturar até obter um molho espesso, rico e escuro. Sirva para acompanhar panquecas, crepes, uma fatia de pão ou como cobertura de bolo.

 
Águas aromatizadas (jarros de 1 litro)
 
Laranja e funcho
1 L de água mineral
5 fatias finas de funcho
6 fatias de laranja
 
Morangos e manjericão
1 L de água mineral
8 morangos em quartos
2 pés de manjericão
 
Pêssego e tomilho
1 L de água mineral
1 pêssego em gomos
4 hastes de tomilho
 
Preparação
Coloque os ingredientes na água e refrigere até servir.
 
Se gostar, decore a casa a gosto com motivos alusivos. E mais do que tudo, sejam muiiiito felizes, todos os dias.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário