foto blog

foto blog

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Feng Shui na cozinha


Decidiu seguir o conselho de ontem e fazer um jantar de são Valentim low cost para a sua cara metade. Porém, a sua cozinha parece ter sido abalada por uma invesitgação da equipa do NCIS. O micro ondas faleceu há vários anos mas passou a ser um sítio para alojar o cesto do pão, e aquele frasco de mostarda doce que comprou no Aldi numa promoção vai para dois anos, continua a viver na sua prateleira do frigorífico. E ultimamente, olha para si de um modo estranho...

Rapidamente se perde a motivação. Se isto fosse um filme americano, um balde gigante de gelado seria imediatamente removido do congelador , e devorado em menos de uma hora. No seu caso, vai simplesmente desencantar um pacote com restos de nachos que sobraram de um jantar da semana passada e que, apesar de estarem moles, contêm os corantes/químicos necessários para nos afastar do objectivo de cozinhar um jantar delicioso para o "onde pus eu o folheto da Telepizza?". Ou no meu caso, "vou ali abaixo buscar um frango assado".

Curiosamente, um estudo americano da Cornell Food and Brand Lab diz haver uma relação entre cozinhas desarrumadas e o consumo excessivo de produtos calóricos. Qualquer mulher lhes poderia ter dito isto, mas eles precisavam de fundamento científico. Claramente nunca tiveram que arrumar uma casa em duas horas e meia, ou alimentar três filhos a estudar no secundário que só não comem os pratos porque não sabem bem com ketchup.
Aliás, qualquer mulher que entre em stress - seja por uma cozinha desarrumada ou qualquer outro assunto vital (uns collants rotos, 300 gr a mais de peso, as calças que afinal não lhe caiem tão bem) precisa imediatamente de qualquer coisa nociva/calórica para compensar.

Solução destes génios universitários - pelo menos para o drama específico da cozinha - passa simplesmente por manter o espaço arrumado, e por isso menos causador de stress.
Pessoalmente, recomendo somente que, se entra na cozinha e fica com os cabelos em pé, saia imediatamente. Se viver com mais alguém, está em boa altura de o por a colaborar, i.e., manipular a coisa de modo a que ele se sinta impelido (obrigado?) a dar um jeito á coisa, imbuído de espírito de culpa, e ainda comer fora porque o chão da cozinha está a secar. Vale a pena tentar. No meu caso, acaba por ser um compromisso entre o "lavas tu aqui enquanto eu vou fengshuizar ali aquele lado"


Também se recomenda meditação, mas duvido que a carpete/tapete de cozinha já viu tantas nódoas de comida que vai dar por si a repetir bife, em vez de Ohm...

A longo prazo, se quiser evitar choques calóricos, recomenda-se então um pouco de feng shui: 

1. Armazenamento
A menos que sejam itens de uso frequente (máquina de café, jarro de água quente,...) evite ter electrodomésticos a ocupar espaço útil de bancada. Se optar por adquirir uma Bimby, pode deitá-los todos fora, e ficar ainda com mais espaço livre na sua bancada. E na sua carteira também. 


2. Guardar as facas
Aqueles blocos de madeira cheios de design e crivados de facas...? Acredite ou não, são geradores de bactérias, e de violência. Guarde as facas na gaveta, poupe espaço de balcão. A menos que tenha a angry ex knife stand. Essa vale a pena exibir.
Senão, pode simplesmente aproveitar a gaveta dos utensílios, ou uma daquelas barras magnéticas que se podem colocar na parede.







3. Usar espaços livres
Lojas como o Ikea dispôem de imensos acessórios que lhe permitem ocupar espaços livres e rentabilizar paredes e interiores de armários. Usar suportes para facas e frascos de especiarias, colocar o micro ondas numa prateleira suspensa sobre o balcão, aproveitar cantos e mesmo as laterais do frigorífico. A Lifehacker tem sugestões bastante interessantes.



4. Reciclar
Ou está em uso e dentro do prazo, ou vai fora. Tente optimizar os ingredientes de modo a ter poucas quantidades do que precisa, e recicle recipientes - ou deita fora nos respectivos baldes, ou reutiliza, aproveitando por exemplo frascos de vidro para guardar mercearias secas, ou caixas para arrumação. Também ajuda, quando está a cozinhar ter um pequeno recipiente para ir atirando as cascas e os detritos, para depois despejar no balde - em vez de estar a levar a tábua com cascas de legumes ao balde do lixo. Aposto que já lhe aconteceu a tábua ter caído no saco, e sentir que vai ter de esterlizar a tábua com gasolina.

5. Destralhar diariamente
Acabou o jantar, lavou a louça, e limpou o balcão? Dê uma vista de olhos, arrume especiarias e acessórios de cozinha, verifique se tem algum ingrediente que acabou para acrescentar à lista das compras. Dez minutos de planeamento enquanto a água aquece para uma merecida chávena de chá são suficientes para evitar pilhas de trabalho no futuro.

6. Limpar antes de começar a trabalhar
Se dispõe de pouco espaço de balcão, arrume tudo o que é desnecessário antes de começar a cozinhar. De seguinte limpe a bancada e retire todos os ingredientes necessários, assim pode rapidamente ver se tem tudo a jeito, ou se tem de mandar o seu mais que tudo num instante à mercearia.

7. Reduzir ao essencial
Quer a nível de acessórios, quer a nível de ingredientes, tente reduzir o número ao essencial. Muitas vezes compramos coisas desnecessárias e impulsivas, e que acumulam espaço nos armários, como estes exemplos. Cá em casa por exemplo, acabámos por ter muita coisa em duplicado devido aos respectivos "enxovais". Por isso de vez em quando tenho de...ahem...partir uma chávena rachada/usada ou outra para ir reduzindo stock. Em alternativa, pode doar o que tem a mais a instituições de caridade, ou fazer uma ronda pelos amigos. Há sempre alguém a quem uma varinha mágica dá jeito. Foi assim que herdei a minha adorável cafeteira vintage, uma Marimba dos anos 60. Não é a melhor peça de design, mas faz do melhor café que já provei. Deve ser do calcário acumulado, ou algo do género. Mais sugestões podem ser encontradas aqui.
   
8. Ser sustentável
Não podia acabar sem recorrer á minha eco-consciência. Recorrer a acessórios de origem orgânica - a nossa querida colher de pau, tachos de boa qualidade que durem muito, armazenar itens em frascos de vidro e não caixas de plástico...
Finalmente, comprar local, orgânico, e sem recurso a muitos sacos de plástico - nunca vi legumes a guerrear dentro do meu cesto das compras. Ah, e tente também comprar em quantidades pequenas para evitar desperdícios. Senão, há que fazer um jantar de amigos, ou oferecer sopa ás mães/sogras como prenda por todos os rolos de carne que nos orientam.

Posto isto, e porque se portou tão bem e seguiu as regras todas do feng shui, agora que tem a cozinha tão arrumadinha, encomende mas é uma pizza. Um dia não são dias, e ir comer fora no dia dos Namorados, com casais derretidos a trocar posts de facebook romântico-pirosos enquanto bebem uma over-over priced flute de champanhe é algo que realmente não vale a pena.

1 comentário: