foto blog

foto blog

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

E se a vida lhe der limões?


E se a vida lhe der limões não faça apenas limonada, faça Limoncello!

Foi este o meu mote há 3 semanas atrás.

É habitual nesta época do ano ter muitos limões. Fruto que eu adoro em sumo, gelados, comida, etc. Em tudo! Mas por vezes torna-se difícil consumi-los todos e o desperdício é algo de que não gosto (ou não fosse este blogue feito por um grupo de mulheres poupadas e que gostam de aproveitar tudo).

Assim resolvi ir investigar um pouco como poderia aproveitar os limões e encontrei a receita de Limoncello caseiro. Limoncello é o nome de um licor cítrico de limão italiano que é servido bem gelado nos meses de verão. Eu já tinha provado este licor e a ideia de o poder fazer eu própria agradou-me muito!

Mas como o preparar?

Precisará de 10 limões (só cascas sem parte branca)

1000g Aguardente (ou outra bebida branca)

500g Açucar

650g Água

Lave os limões bem e seque-os. Usando um descascador de vegetais, retire a casca com cuidado dos limões de modo que não deixe qualquer parte branca (a parte branca faz com que o licor fique amargo). Coloque num recipiente com tampa a casca dos limões e a aguardente, feche bem e deixe repousar num local fresco e escuro durante 48 horas.

Aqui começa a minha primeira mudança. Em vez de usar aguardante usei Vodka que é uma bebida muito apreciada lá em casa. A segunda mudança que fiz foi, após ler várias receitas, umas diziam para deixar repousar 48h e outros 60 dias. Resolvi ficar no meio-termo, 4 semanas de repouso.

Após este tempo prepare a calda de açúcar. Deixe ferver a água e depois adicione o açúcar. Deixe engrossar (por cerca de 5-8 minutos). Deixe arrefecer (bem) e junte à aguardente.

Com a ajuda de um funil e de um passador, passe o líquido para garrafas previamente escaldadas. Aqui pode optar por fazer apenas uma ou duas garrafas grandes ou então fazer pequenas para oferecer (uma ideia muito simpática e económica para oferecer no Natal).

O meu ficou assim, com uma tonalidade um pouco mais escura porque usei açúcar amarelo. Em doces de limão ou chocolate prefiro sempre utilizar açúcar amarelo.

Para conservar o ideal é guardar o Limoncello no congelador. O licor não congela e fica mesmo no ponto ideal para ser servido bem gelado, depois de um bom jantar em família, com amigos ou mesmo a dois :D

Sem comentários:

Enviar um comentário