foto blog

foto blog

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Dicas para economizar na dieta!

Oláaaaa! Boa  segunda-feira! Boa semana!

Hoje trago-vos um assunto que é motivo de grande discussão entre os meus amigos desportistas  vs fanáticos do sofá. Sendo um tópico que dá nome ao blog, pareceu-me lógico retrata-lo aqui. É uma das melhores desculpas para não se fazer dieta, diria mesmo no top 5 das desculpas, a campeã, que defende que é caro manter uma alimentação saudável.

Quem nos segue aqui no blog já sabe que não é preciso gastar muito para se manter o equilíbrio na dieta e nas finanças. É caro ser saudável? Nãoooo! É só fazer as escolhas certas dentro das possibilidades pessoais! Não é necessário comprar o feijão dos Andes, nem o frango criado pelas irmãs virgens da Tansmania. É preciso é ter o básico: carnes magras, ovos, cereais integrais, frutas, verduras, grãos. O custo de ir comer fora nos restaurantes, nas pastelarias, nas gelatarias, nos centros comerciais e no fastfood em geral é bem maior do que comer bem e saudável.

Assim, deixo-vos algumas dicas para que vejam por vocês próprios que sim, é possível emagrecer sem que a vossa carteira vos acompanhe.



1 - Faça uma lista de compras
Pegue numa caneta e papel (ou tablet, sim agora já há estas modernices!) e faça uma lista de compras apenas com os alimentos da dieta. Geralmente temos tendência a comprar mais do que o planeado e a lista ajuda-nos a manter-nos focadas no objectivo.

2 - Faça compras com frequência
Vá ao supermercado, feira ou mercado pelo menos uma vez por semana e compre frutas, verduras e legumes. Deste modo eles não se estragam e terá sempre alimentos frescos.

3 - Compre frutas e verduras da época
Estes produtos comprados na época são mais baratos, frescos e saborosos. Os frutos típicos deste mês de Fevereiro são: ananás, amêndoa, banana, maçã, laranja, limão, pêra, pinhão, kiwi e tangerina.

4 - Fiquem atentos às promoções
Geralmente as cadeias de supermercados tem dias especificos para as promoções. Fiquem atentos e apostem nesses dias para garantirem bons descontos.

5 - Façam uma mini-horta em casa
É uma óptima opcção para quem quer gastar menos e tem um terraço, varanda ou jardim com espaço necessário. Podem ter algumas hortaliças, vegetais e até mesmo ervas aromáticas.

6 - Aprenda a higienizar as frutas e os vegetais
Higienizando os vegetais e as frutas (ver aqui) estes duram mais tempo no frigorífico.

7 - Congele o que não vai usar
Quando comprar os alimentos, tire o que necessita e congele ou acondicione no frigorífico num recipiente herméticamente fechado, o restante para usar depois. Assim evitam-se desperdícios e dá para utilizar mais do que uma vez.

8 - Risque os doces e as guloseimas da lista de compras
Mantenham-se focados no essencial.

9 - Leve uma marmita para o trabalho
Assim economiza na refeição fora e mantém uma dieta saudável.

10 - Tenha um lanchinho sempre à mão
Tenha sempre à mão lanchinhos saudáveis, no trabalho, na mala, no carro,...sandes, barras de cereiais, frutos secos e oleaginosas são sempre boas opcções.

11 - Restaurantes.....só em ocasiões especiais
A pizza, o sushi, os hamburguers, os restaurantes são caros....e engordam! Diminua a frequência das idas aos restaurentes e prioritize a boa alimentação feita em casa. A sua carteira agradece....e a balança também!

12 - Aposte no básico
Não precisa de comprar os alimentos da moda, nem aqueles produtos super especiais e carísismos. Carnes magras, cereiais, ovos, queijos magros, pão integral, legumes e verduras garantem-nos um dia-a-dia saudável e ajudam a perder peso.

















Sem comentários:

Enviar um comentário