foto blog

foto blog

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Blowin' in the wind

...e eis que se passou o dia de São Valentim, finalmente. Agora temos promoções de chocolates enamorados a metade do preço, como se todas aquelas rosas de chocolate não tivessem sido que chegue. De notar também que foi um fim-de-semana mais do que molhado - a começar pelo balde de água fria que foi a vitória do Porto na Luz. 

Mas adiante.

Como qualquer dona-de-casa ocupada, e obediente à tarefa bi-horária da luz, fim-de-semana é igualmente altura de lavar toda a roupa possível. Com o tempo que está, é quase impossível não antever uma semana de roupa pendurada na corda, a ganhar um cheiro gostoso a mofo, quase com cogumelos a brotar.

Muita gente com sorte dispõe de secador de roupa, e o problema está resolvido. 
Para quem não dispõe de espaço ou não quer aderir ao desgaste energético que é ter um secador em casa, há muitas alternativas viáveis.

Para começar, importado directamente das Américas, estão as lavandarias self-service, ou Laundromats, para os estrangeiros. Aquele sítio onde se vai lavar a roupa, e ainda se aproveita para conhecer alguém? Só mesmo nos filmes. Pelo menos, não aqui na margem sul, a menos que queira conhecer mães e respectivos filhos fechados num espaço pequeno sem a TV ligada no Panda. Leve uns fones com isolação de ruído. A menos que queira conhecer o tal divorciado que vem agora aqui lavar a roupa. E tooooda a magia vai desaparecer quando vir a qualidade da roupa interior dele. 

As lavandarias self service normalmente têm máquinas de grande porte, o que ajuda bastante a lavar edredons e outra peças grandes. Em dias de dilúvio, ficam atulhadas de pessoas que decidiram TODAS lavar os lençóis nesse fim-de-semana. De experiência própria, não pense que foi a única a decidir ir lá secar a roupa. Se estiver mesmo em desespero, tente os horários menos concorridos, durante a semana, ou muito muito cedo. 
Muitas já dispõem de wi-fi, e há mesmo a Cotton Club nos Anjos, que dispõe de um café onde pode tomar uma bica.

Se decidiu secar a roupa em casa, e com isso testar a sua paciência, há também muitas teorias a testar. 

Este estendal eléctrico parece bastante apelativo, quer em preço quer em espaço, mas não consigo deixar de pensar que estou a por a minha roupa a secar num barbecue - se viro costas por cinco minutos, a roupa pega fogo ou assim. Também já estive numa casa que tinha um secador portátil deste tipo e o resultado pareceu-me bastante falível, ao nível do secador de cabelo.

Sobra-nos o bom e velho estendal dobrável que se pode colocar...
- junto à lareira, e vai ficar com agradável aroma fumado - aka, acampamento cigano.
- num local de passagem, atreito a ser atropelado por um cão ou criança, e tudo cair ao chão e ter de começar de novo. Com o added bonus de pelos de cão, ou mãos sujas.
-   nas escadas do prédio, onde o vizinho de baixo costuma vir fumar.

Se tiver um desumidificador, pode apontá-lo para o estendal e remover fungos ao mesmo tempo que seca a roupa. A água pode ser aproveitada para passar a ferro ou regar as plantas. Uma ventoinha também ajuda a criar circulação de ar e apressar o tempo de secagem. 

Certifique-se também que a roupa está toda esticadinha, ou mesmo pendurada em cabides, e com espaço entre si para circular o ar. De tempos a tempos, dê uma volta ás peças para arejar e sacudir bolsos e capuzes, áreas mais complicadas de secar.

Se...das 34 camisas que têm no roupeiro amanhã quer mesmo mesmo mesmo usar aquela  que está agora a pingar na corda, pode sempre colocá-la dentro de um saco e enfiá-la no congelador durante a noite. De manhã e só passar a ferro para tirar o frio,e já está. Eu pessoalmente, escolhia outra camisa em vez de apanhar uma pneumonia.

Por último, não tente secar roupa nem no micro ondas, nem no forno. Sei de experiência própria que os collants de lycra ardem no micro-ondas com efeitos brutais - mas que ficam colados ao prato, e já houve relatos de solas de ténis que ficaram coladas á grelha do forno.


Sem comentários:

Enviar um comentário