foto blog

foto blog

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Esfoliantes

Mais uma sugestão de DIY, desta dedicada aos esfoliantes.

A principal razão é que me esqueço frequentemente de os comprar - devido ao preço proibitivo de alguns, faço sempre aquela promessa mental de "quando estiver em promoção logo compro", o que acaba por ser nunca.

Tomei também conhecimento que a maioria dos esfoliantes de compra usa elementos sintéticos, que são difíceis de eliminar deste nosso pequeno planeta.
Por exemplo, há imensos cremes anti-rugas que contêm AHA - o ácido glicólico existente nas frutas. Pode simplesmente esfregar um morango, um pedaço de anananás ou manga na sua cara e mãos, e deixar actuar um pouco - e ai está, um red bull facial, sem pegada ecológica.

Mais ainda, está a chegar o Natal, pode inundar as suas amigas de "fiz-este-pote-de-esfoliante-biológico-num-frasco-super-fofinho-personalizado-só-para-ti", ou economizar nas prendas de natal secreto lá no escritório.

E mesmo mesmo finalmente, é que quando preciso, nunca tenho em casa, e tenho de me valer do que há na cozinha.

Precisará sempre de um ingrediente abrasivo (sal ou açúcar), óleos essenciais (para dar aquele aroma fabuloso, e óleo.

Sendo caseiros, a maior parte destas poções mágicas aguenta cerca de duas semanas.A parte boa é que, desde que tenha ingredientes certos na cozinha, pode fazer mais num instante.

Tome cuidado ao usar, sobretudo pela combinação óleo-em-azulejos do chuveiro.

Na onda mediterrânica, experimente usar uma chávena de sal e algum azeite - tempere com sumo de limão, ou óleo essencial de laranja (a menos que goste de ficar a cheirar a salada), e aplique generosamente no chuveiro. Passe por água morna, e já está, nem precisa de hidratante.


Para apreciadoras de café vintage como eu - ie, pessoas que ainda usam cafeteira, aproveite uma chávena de borras de café, junte com um pouco de óleo de coco - há qume adicione açúcar amarelo para mais textura.
Energiza, e ainda contribui para atacar a celulite.

Experimente também combinar uma chávena de açúcar com uma colher de óleo (canola ou coco) e uma de chá verde. Desfaça um pacote de chá verde, envolva bem, e desfrute.

Para um esfoliante de rosmaninho e menta, basta usar uma chávena de açúcar, desfazer um saco de chá verde e acrescentar óleos essenciais de rosaminho e menta. Envolva bem. Se quiser dar um toque ainda mais rústico, acrescente uns pés de rosmaninho.

Para pés debilitados ao fim de um dia de saltos agulha, ou sofrendo ainda de calcanhares ressequidos, basta juntar sal grosso e grãos de alfazema, e um toque de óleo de lavanda.

Esfregue os pés, junte um pouco de água morna, relaxe uns minutos. Estará pronta para mais um dia.

Deixe mais sugestões nos comentários.

E acima de tudo, aproveite!

 





 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário