foto blog

foto blog

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

As Sufragistas

Hoje trago uma sugestão um pouco diferente. Não é uma actividade familiar (pelo menos não com as crianças) nem será obrigatoriamente uma actividade de fim de semana.

E porque este blogue é feito por mulheres e talvez seja, não só mas também, para mulheres deixo uma sugestão de um filme feminino!

Feito por uma mulher, com mulheres e para mulheres e homens que respeitam as mulheres!

Um filme que nos relembra que as mulheres sempre tiveram que lutar muito pelos seus direitos.Que houve mulheres fortes e corajosas que lutaram contra tudo e contra todos, que abdicaram de muito, para que nós actualmente pudessemos ter alguma igualdade de género, e que votar é um direito nosso mas é também uma obrigação! Uma obrigação porque houve quem se sacrificasse para termos hoje a liberdade de pensar, nos expressarmos e votarmos livremente.

“As Sufragistas“ é um filme baseado em factos reais e que mostra as provações que um grupo de mulheres trabalhadoras no Reino Unido passou até conseguir conquistar o direito de votar, e que nos recorda que ainda há muito a fazer pela igualdade. A história das ativistas que estiveram no início do movimento feminista, mulheres que foram forçadas à clandestinidade ao entrar num perigoso jogo do gato e do rato com um Estado cada vez mais brutal, enquanto lutavam pelo direito de voto. Essas mulheres não eram maioritariamente das classes educadas, mas sobretudo das classes operárias e que tinham assistido ao falhanço do protesto pacífico. Radicalizadas e recorrendo à violência como a única via para mudar, elas estavam dispostas a perder tudo na luta pela igualdade - os seus empregos, as suas casas, os seus filhos e as suas vidas. Maud (Carey Mulligan) era uma dessas ativistas. A história da sua luta pela dignidade é comovente e inspiradora.

Um filme forte, duro e bem conseguido que nos relembra que nós, mulheres, ainda temos um longo caminho a percorrer na conquista da igualdade e que é nosso dever usufruir de todos os direitos que as nossas antepassadas adquiriram!

Sem comentários:

Enviar um comentário