foto blog

foto blog

quinta-feira, 31 de março de 2016

Run for your life

Esta semana vamos falar daquele maravilhoso desporto low cost que é correr.

Não se paga mensalidade de ginásio, não exige PT, pode-se fazer por toda a parte - embora não perceba aquelas pessoas que insistem em fazer jogging passeio afora, fazendo slalom por entre buracos e pessoas com carrinhos de compras. Se calhar é o mais próximo que têm de uma pista de obstáculos. Também há aqueles destemidos que, com todo um passeio livre, correm na estrada, argumentando que o alcatrão é mais liso e não causa tantas lesões - é porque nunca treinaram como os indios Tarahumara e outros destemidos atletas.

Há também muitos derrotistas que odeiam correr, odeiam passadeiras e odeiam desportos da moda. É compreensível, alguém tem de encher aquelas aulas de Pump e Cycle lá no ginásio. Mas quando o sol brilha, e o calor aperta, não há passadeira estática que nos retenha. É tempo de atar os cordões, ligar o mp3 e ir lá para fora. E toda a motivação virá ao de cima.

Antes de mais, prepare-se. Não vá já a correr para a secção Running da Decathlon e destate a comprar os Asics mais caros que lá encontrar, mais a roupa reflectora da Nike e um dispendioso suporte para telefone da Adidas. A ideia é ser low cost. Aproveite as promoções dos outlets, onde pode comprar Asics a preços apraziveís.
Reforço a Asics porque foram os primeiros ténis para correr que adquiri que até hoje me dão asas nos pés. Também adquiri uns VivoBarefoot na altura em que não eram famosos (i.e., menos caros) e que equivalem a correr descalços sem o perigo de pisarmos um prego ferrugento. Na realidade só gostei porque são ultra leves.Os meus amigos dizem que aquilo parece uma versão desportiva de umas Crocs e gozam comigo quando vou correr com eles calçados, tipo velha com artroses armada em atleta com sapatos confortáveis para não magoar os joanetes.

Dado que a roupa fitness se tornou parte integrante das colecções de moda, não há Bershka nem Primark que não tenha a sua colecção de desporto. Dê uma vista de olhos e vai ver que encontra roupa de boa qualidade a bom preço. Lembre-se da questão reflectora - fitas fluorescentes e roupa de cores incandescentes evitam que seja atingido por carros ou transeuntes. Excepto os macacões da colecção Bibá Pitta - que se adaptam somente a pessoas com menos de 45kg, e que ficam bem num macacão coberto de salpicos de tinta (tipo, de quem atropelou um palhaço ou um camião da Sotinco). Considere o tempo que demora a enfiar-se no macacão conta como alongamento antes de iniciar a corrida. Senão, faça mesmo uns alongamentos antes de se lançar á pista. Os seus joelhos vão-lhe agradecer no dia seguinte.

Devidamente equipado, é tempo de escolher o tempo e o percurso. Apps como o Edomondo Sports Tracker ou a Nike + Running ajudam a criar e cronometrar percursos, a ter estatísticas, a tirar fotos do pezinho para postar no facebook com hashtags pirosas do tipo #soutãofit ou #corriquemefartei.
Alguns dispõem já de um programa de treinos para iniciantes, o que pode ajudar bastante a definir as suas metas de corrida. Não dê logo o passo maior que a perna. Comece por andar, e progrida para o correr quando se sentir confortável.

Quando começar a correr a uma velocidade confortável para ultrapassar pessoas diversas - casais de idosos, dondocas de roupa desportiva vistosa, pessoas obesas em início de treino, então entrou definitivamente na categoria de corredor. Vai começar a ouvir bandas sonoras épicas tipo Invincible, e achar que cada rampa palmilhada é um passo na direcção da vitória. Cada lance de escadas vai parecer a escadaria dos filmes do Rocky.

Correr é em si um desporto bastante completo, ajuda a queimar calorias, a manter a flexibilidade do corpo e a aumentar a auto estima. Adapta-se aos seus horários e ás suas necessidades - uma pessoa corre quando quer e lhe apetece, onde quiser. Há pistas e trilhos por toda a parte, por isso não tem como dizer que não. Há empresas, como por exemplo a onde trabalho, que têm o seu running club, que se treina pontualmente todas as semanas, faça chuva ou faça sol. Também pode consultar sites como o Correr Lisboa se quiser companhia para o próximo treino.


Se já estiver na onda de correr uma maratonazita, podem consultar o Run Portugal, um portal com o descritivos de provas de Norte a Sul do país.


E lembre-se, aquela pratada de rigattoni all'amatriciana do jantar vai ser ainda mais merecida.





...ou então algo mesmo inspirador:


Sem comentários:

Enviar um comentário