foto blog

foto blog

terça-feira, 15 de março de 2016

É Primavera...atchim!

Pois é, o fim-de-semana cheio de sol não escapou a ninguém. Hordas de pessoas preenchiam qualquer quadradinho de relva que tinha acabado de despontar, havia filas para as praias da Costa da Caparica, hipsters em calções e meninas a sacudir o bolor de Inverno das Paez da moda. Haverá mesmo rumores que a Primark já esgotou a sua pré-colecção de antecipação do início da época primaveril.

Em suma, não podemos ver um raio de sol, e de repente já estamos inclinados para sunsets e fotos de pés na praia por todo o Facebook.

...entretanto, o que sucedeu a tantos fotógrafos pseudo profissionais, de iPhone em punho que andavam pelos jardins a captar imagens para rearranjar no Instangram? A miudagem toda que apanhou sol demais por causa daqueles Raybantes vendidos a €5 nas ruas da Baixa, mais o bando de solteiras exuberantes em camisas floridas que decidiu beber uns drinks da moda num dos milhentos miradouros de Lisboa?

Tudo espirra, funga, com olhos mais vermelhos que aquele senhor adito a drogas diversas que insiste em nos ajudar a estacionar o carro numa zona de parquímetros, auxiliado por um folheto do Pingo Doce enrolado. 

Assim começa a Primavera de muita gente. Com esta nova doença moderna que são as alergias sazonais, ou febre dos fenos, ou rinite alérgica, ou sabe-se lá mais o quê.

Porque dantes não havia nada disto. Havia aquele puto roliço com asma, que se safava ás aulas de educação física. Havia uma que era alérgica a chouriço, e um outro qualquer que tinha medo de abelhas. Claro que todos apanhávamos uma ou outra urticária de saltar por cima das urtigas, ou ficávamos com as mãos todas doridas de tentar apanhar amoras nas silvas á beira da estrada. Pensei eu que, mais toda a areia de parques infantis que me ficou entranhada nas feridas dos joelhos, uma ou outra esfoladela de alcatrão e teria anticorpos para o resto da vida. 

Não. Não há anticorpo que resista a uma boa alcatifa encardida de escritório, ao ar condicionado entupido, à vida conjunta dos elevadores. Nunca teve um momento de tristeza colectiva no local de trabalho, em que cada um recomenda o anti histamínico que dá menos sono/perda de energia? É deprimente.

Se for como eu, que não gosta de comprimidos, nem de dormir no local de trabalho (tive um colega que acordou com o Enter cravado na bochecha), existem algumas alternativas.

Inalações com água salgada. Se quiser ser audaz, e respirar um pouco de cultura, pode mesmo ir buscar um pouco de água do mar - não se espante porém de encontrar destroços de coisas que NÃO quer saber o que é. Senão, junte uma colher de sal marinho num copo de água morna e inspire profundamente, uma narina de cada vez. Não se preocupe, á água salgada vai-lhe saltar boca fora, ou pela outra narina. Em qualquer um dos casos, ficou desentupida.

Gengibre, açafrão, urtiga São anti histamínicos e anti bacterianos que ajudam a depurar o corpo e a aliviar sintomas irritantes como a tosse e os espirros. A melhor maneira mesmo é fazer um chá com bastante mel e umas gotas de limão, mesmo antes de dormir. 

Vinagre de maçã Poderoso antibacteriano, ajuda a combater as infecções. Tome duas colheres de sopa de vinagre com uma colher de mel num copo de água morna, três vezes por dia. Também dizem que desintoxica o organismo e ajuda a perder peso.

Alho antibiótico, antibacteriano, antiviral, e sobretudo antissocial. Há quem coma dois ou três dentes de alho de manhã para estimular a circulação do sangue e combater infecções. Possivelmente trabalham sozinhos. Em alternativa, pode consumir cápsulas de alho, muito menos nocivas ao seu ambiente social. Excepto aquela vez em que uma cápsula se me abriu no estômago, e parecia que estava a comer flocos de aveia á lagareiro para o pequeno almoço. 

Muita vitamina C Ajuda o corpo a ganhar imunidade, e a combater as dores de garganta e a tosse. Também ganha músculos nos braços a tentar espremer citrinos.

Muita água e chá verde ajudam o corpo a depurar as bactérias e também a manter a hidratação.

Há quem ainda recomende comida picante - o melhor caril que já comi trouxe-me lágrimas aos olhos, de tão picante que estava. Por outro lado, nunca respirei tão bem.

E finalmente, a velha máxima do povo: abifa-te, avinha-te e abafa-te.
Não se vai a lado nenhum com drogas modernas. Excepto se for vodka - com limão e umas gotas de mel, antes de dormir. Ou de cair para o lado.









Sem comentários:

Enviar um comentário