foto blog

foto blog

terça-feira, 8 de março de 2016

Não esquecer de comprar...

Tenho pena de não ter ainda encontrado um bonito estudo académico acerca da listas de compras. O ser humano - i.e., qualquer mulher dinâmica que faz gestão doméstica - adora fazer listas de compras para garantir que o stock está sempre em alta.
99.9% das vezes, acabamos por sair do supermercado com imensa coisa que não estava na lista, e imensa coisa da qual nos lembramos quando finalmente nos sentamos no carro e vamos a caminho de casa.

As minhas madeixas louras não escapam a essa maldição, e já tentei de tudo, desde post-its colados ao telefone, á aplicação de post-its no telefone, ou até mesmo o adorável Google Keep, que me permite partilhar a minha frustação doméstica com a minha cara metade (a listas podem ser partilhadas com outros utilizadores do Google+) - mas a bem dizer ele ou vai ás compras comigo, ou me diz, "acabou-se não-sei-quê", resultando esta última na constatação do "sim, já comprei, está aí na gaveta", com aquele ar de poderosa piriquete de quem já vai milhas adiante.

Às vezes corre bem, outras chega a casa e descobre que afinal não há mais pastas de dentes na gaveta, e que lá se foi a última réstea de amaciador que iria permitir transformar do seu cabelo de encrespado-madame-Min em...cabelo, mesmo.
De experiência própria, já me habituei a ter mini reservas de várias coisas para garantir que o último pacte de qualquer coisa NÃO é o último pacote de qualquer coisa.
Depois, há sempre forma de dar a volta ao assunto com o resto dos ingredientes lá de casa, ora vejamos:

Acabou-se subitamente a pasta de dentes? Coloque já na lista de compras, e compre logo daquelas promoções de duas se conseguir. Quando pegar na segunda já sabe que tem de ir comprar mais. Por norma trago uma escova de dentes e uma pasta de tamanho de viagem na mala, sempre pode ajudar em momento de crise. Senão, uma lavagem com bicarbonato de soda pode salvar o dia. Basta molhar a escova, polvilhar com bicarbonato e voilá. O bicarbonato é também um excelente produto para remover manchas dos dentes. Ah, e é um excelente esfoliante para aqueles pontos negros acumulados no nariz.

Há também o dia em que se acaba o amaciador da roupa, no dia de sol em que ia fazer mais uma máquina. Pode tentar viver sem ele, desde que a roupa seque bem não vai notar grandes diferenças. Pode também usar uma chávena de vinagre e algumas gotas de óleo essencial. Também pode fazer do vinagre um hábito, confesso que desde que o uso noto que as toalhas estão muito menos "esfoliantes" e bem mais fáceis de passar a ferro.

Há também aquele momento em que se acaba o detergente da louça. Pode primeiro que tudo, pode passar discretamente a louça para a máquina. Se não tiver máquina, improvise com umas lascas de sabão azul e branco e um pouco de água.
Estas mesmas lascas de sabão azul e branco, combinadas com água e bicarbonato de soda podem também funcionar como substituto do detergente da roupa - também podia ter usado um pouco de detergente da louça, mas entretanto acabou, não foi?. Vai ficar tão surpreendida com a qualidade do mesmo que até vai fazer o seu próprio detergente da roupa. O Skip que se cuide. E aquela menina da Aldeia da Roupa Branca também.

Foi sair á noite, e o seu casaco cheira áquela mistura de fundo de bar ás quatro da manhã. Não há Febreeze porque é que caro e raramente usado. Se borrifar com vodka, tem duplos resultados. Não só o seu casaco vai ficar a cheirar a limpo, como vai evitar um consumo exagerado de shots de vodka. Não sei mesmo se o vodka do Lidl não será mais barato que os €4 de uma embalagem de Febreeze. Se a festa foi lá em casa, e os seus sofás/almofadas também se ressentem com cheiros alheios, pode borrifá-los com amaciador da roupa.

Para ambientar a casa enquanto não tem tempo de correr ao chinês mais próximo comprar incenso ou aquelas varetas de cheiro, basta despejar azeite numa casca de laranja e usar o caule da laranja como pavio - vai arder durante horas, e perfumar a casa de aromas cítricos - não se preocupe, que não vai cheirar a fritos.

Com isto se conclui que nunca se deve esquecer de comprar vinagre, bicarbonato de soda e vodka. E toda a sua vida será muito mais fácil.


Sem comentários:

Enviar um comentário