foto blog

foto blog

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Fruta no lixo é que não!

Se há coisa que me tira do sério é o desperdício. Sim, sou a pessoa que contorna um bocadinho de bolor ou tenta-se convencer que a sopa não está nada azeda, que está só com um paladar “avinagrado”, só para não deitar fora aquele aquele resto que estava esquecido no frigorifico.
 
Nos últimos dias dei por mim a investigar/inventar receitas de sobremesas para que aquele bocado de fruta que já não está com o ar vistoso com que saiu do supermercado, não vá parar ao fundo do caixote. As minhas duas alternativas mais utilizadas e que dão adaptar a vários tipos de fruta, além de super simples e rápidas, são “Crumble” e “Fruta bêbeda”

Para fazer um crumble basta cobrir o fundo do tabuleiro com açúcar amarelo, e por cima põe-se a fruta partida (geralmente uso maçãs ou bananas).  De seguida é só derreter um pouco de manteiga e mistura-la com farinha e açúcar (eu uso sempre do amarelo, mas podem usar o que gostarem mais/ tiverem em casa), até acharem que têm a textura e o doce necessário (sim, esta receita é óptima para quem adora “provar” a massa crua!). Por fim é só ir tirando pedacinhos da massa de forma a cobrir a fruta e forno até ficar tostadinho por cima!


A minha fruta bêbeda de eleição é o pêssego, mas neste caso também podem e devem adaptar ao que tiverem em casa e gostarem mais. Comece por num tacho por açúcar
(amarelo no meu caso, da cor que quiser no seu), paus de canela e vinho tinto ( eu se tiver em casa, meto também vinho do porto para dar outro gostinho, mas como em tudo nestas receitas, ninguém sabe melhor do que o cozinheiro, o que gosta). Ir mexendo e quando já tiver quente é altura de colocar a fruta. Depois é só deixar ao lume até que o molho esteja apurado até ao sabor que pretende e que a fruta já o tenha absorvido; uma vez mais o truque é ir provando até acertar (e assim quando a sobremesa for servida ainda pode dizer que não quer comer, porque se mantém fiel à dieta)!

Ambas as sobremesas ficam óptimas especialmente se forem servidas com uma bola de gelado de baunilha ou nata!

Que truques usam também para evitar o desperdício alimentar?

Sem comentários:

Enviar um comentário