foto blog

foto blog

quinta-feira, 12 de maio de 2016

As fadas mãedrinhas que nos facilitam a vida

A primeira semana de Maio anunciou uma ida frenética ás compras, cada um por si a tentar arrebatar o maior bouquet ou simplesmente o postal mais piroso da bancada de cartões que o Auchan montou para mais um Dia da mãe.

Tal como o Natal, isto devia ser um daqueles dias que uma pessoa tem de celebrar quando quiser - mas se quiser escolher das várias datas possíveis a Wikipedia dá uma ajuda.

Desde a escola primária que somos incentivados a cortar - alguém se lembra de picotar imagens?(tesourinho deprimente), modelar, cortar ou pintar qualquer coisa alusiva ao quanto gostamos da nossa mãe querida. Sentimento que nos acompanha quando saímos de casa, e sempre que voltamos para almoçar ao domingo para matar saudades de uma refeição bem cozinhada.

Não há ninguém que faça panados tão bem como a minha mãe, ou que tenha a paciência que ela teve para me ensinar a fazer crochet e outras artiscidades - sendo uma destra e a outra canhota, foi de facto um desafio.

E porque menciono eu todas estas lamechices neste nosso blog low cost? Porque realidade, grande parte da economia doméstica low cost que adquiri, foi graças a mães como a minha.  O meu irmão também, não há como ouvi-lo ligar para casa a perguntar como se faz caldo verde ou como raio se desembaraça daquela nódoa na sua tshirt favorita.

Nos bons velhos tempos em que se estudava economia doméstica na escola, e que não haviam muitos líquidos mágicos à venda no supermercado - a bem dizer, ainda não existiam supermercados e as fraldas descartáveis eram coisas que os nossos primos emigrantes de França nos traziam em jeito de prenda - e qualquer dona de casa tinha de se safar com o que havia à mão. E assim se aprendia, como o Tio Matinhos, a fazer de uma cómoda dois banquinhos.

Vejamos, que coisas interessantes - algumas nunca testadas - que aprendi ao longo dos anos:

- Pode-se fazer desaparecer verrugas pondo em cima delas um dente de alho e fixar com adesivo. Fazer isto durante várias noites até a verruga mirrar. 
Pessoalmente, só vi verrugas na cara da Madame Min, pelo que nunca tentei.

-  Se passarmos um risco de giz nas portas, as formigas não passam. 
E também seres malignos, dizem os mais antigos.

- Se não tem um babyliss, pode sempre passar o cabelo a ferro debaixo de uma toalha turca. Isto do tempo em que se usava cerveja para desfrisar o cabelo. 

- As folhas de couve podem ser usadas para aliviar dores de cabeça, ou ajudar a secar o leite materno.

- Usar água do mar para aliviar e curar rinites e sinusites - de onde acham que veio o Rhinomer, hum? Basta dar um salto á praia e trazer um garrafão de água salgada. Low cost!

- As cascas de ovos são um excelente fertilizante para orquídeas.

- Um pires de cerveja ajuda a eliminar caracóis e caracoletas do quintal, das suas plantações preferidas.

- Um molho de alecrim no barbecue/fogareiro ajuda a eliminar o cheiro a grelhados.
Pode igualmente aproveitar o calor das brasas para aquecer água para lavar a louça.

- Deite um pouco de detergente da louça nas nódoas antes de as colocar na máquina - muito mais barato e eficaz do que qualquer vanish-oxi-mega-power-tira-nódoas

- Nada como uma boa sopa de coentros para curar uma ressaca e/ou os excessos do jantar/petisqueira de sábado á noite

Coisas simples, mas que nos simplificam bastante a vida.
Isso e quando nos dizem que sobrou empadão do jantar. Tãoooo melhor que pizza requentada.





Sem comentários:

Enviar um comentário