foto blog

foto blog

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Falhou um treino??? Vai-lhe sair caro!

Bom dia! Boa Segunda-feira! Boa Seamana!


No seguimento do meu último post sobre as aulas online, descobri que há inúmeras aplicações que nos permitem exercitar a custo zero, e que nos permitem também, escolher o tipo de exercício que pretendemos, às horas que nos são mais convenientes.....Ora...isso é muito bom nos dias em que estou cheia de motivação e ânsias diversas mas....e nos outros? O meu problema sempre foram os dias em que estou exausta e só me apetece alambazar o rabo no sofá enquanto devoro uma caixa de Ben & Jerry's  de Chocolate Fudge Brownie...



Porém (e ainda bem que assim acontece), as cidades estão cheias de pessoas a correr e a andar de bicicleta, há ginásios em todas as esquinas (#muitafortes). Mas o seu aspecto higiénico e o ambiente climatizado, com piscinas de água desinfectada e um horário de aulas que não cabe em três folhas de Excel, pode não ser suficiente para convencer os mais resistentes a malhar. A solução? Dinheiro, claro. Nada tem mais importância do que assuntos que nos mexem no bolso! A ideia surgiu de dois alunos de Economia Comportamental da Universidade de Harvard, Yifan Zhang, a CEO e co-fundadora, juntamente com Geoff Oberhofer, que implementaram um sistema de incentivos monetários a algo que consideram fácil de atingir. As pessoas não gostam de perder dinheiro e esta é uma das grandes motivações, mais ainda do que ganhar.

Como assim, perguntam vocês? Eu explico: descobri recentemente uma aplicação que paga de cada vez que faz exercício.  E como a felicidade de uns é a desgraça de outros, quem põe o dinheiro na conta são aqueles que não conseguem cumprir o pacto com o ginásio.

Confuso? Eu volto a explicar: chama-se Gympact e é, em pouquíssimas palavras, uma aplicação para fazer desporto. Descarregada a app e criado o perfil, é necessário activar a localização do seu telefone e é através dela que o gestor-ditador lhe vai pagar ou tirar dinheiro da conta. Depois, basta activar o botão "chegada" no ginásio e fazer o tempo de desporto predefinido. Se sair mais cedo, ele envia-lhe uma mensagem para regressar e completar o exercício, ou a sessão não conta.

Os utilizadores devem ir pelo menos uma vez por semana e fazer uma sessão mínima de 30 minutos. São eles que definem o plano de ataque, dizendo quantas vezes pretendem ir ao ginásio e quanto estão dispostos a pagar caso não consigam ir. Esse dinheiro vai servir para pagar aos desportistas mais obedientes. "Todos precisamos de alguma motivação", lê-se na descrição do serviço. Porque se a saúde não é um argumento forte, o dinheiro é demolidor: quem nunca pagou uma mensalidade num ginásio que não utilizou que levante o dedo.

Existem penalizações várias : sempre que faltar, o dinheiro será retirado da conta do utilizador. Também há recompensas, por exemplo, se não falhar uma sessão durante dois meses seguidos, o retorno pode chegar aos 30 euros. Com milhares de ginásios na base de dados, a aplicação não se deixa enganar graças ao sistema de GPS - é impossível estar no ginásio quando as coordenadas são de uma pastelaria.

Contudo, se o desporto indoor não é para si, não tente arranjar mais uma desculpa, a aplicação também permite monitorizar corrida, caminhadas e passeios de bicicleta.

Acabaram-se as desculpas para não treinar, a infindável lista de coisas melhores para fazer, os lugares maravilhosos para estar....mas não desepere, lembre-se que há sempre um lado positivo...poderá, com o dinheiro que amealhar, comprar aquele outfit que viu na zara (se cumprir o plano à risca poderá comprar até o tamanho abaixo!) ou fazer aquela escapadinha!



Aproveite!




Sem comentários:

Enviar um comentário