foto blog

foto blog

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Tisanas Diuréticas

Bom dia! Boa segunda-feira! Boa semana!




Quem é que daqui já começou o desafio das 4 semanas levante a mão!!! Se sim, parabéns, Eetamos juntas! Se não, ainda vai a muito tempo de ficar com um corpinho danone até ao Verão.




O artigo que se segue foi escrito a pensar nos dias quentes mas....onde andam eles?! Tal qual lei da fisica, é sabido que com o calor os corpos dilatam....Fica o mote para quando o calor regressar.


img_empresa

Quem é que nunca se sentiu a “inchar” ao longo do dia? Que bebe água e ela “não sai”? Que quanto mais a pele humedece, menos urina? Chama-se a isso “retenção de líquidos” ou “edema” e na maior parte das vezes é apenas uma estratégia de defesa do organismo.


A mãe natureza nunca nos desaponta e há sempre uma razão biológica para quase todas as reações do nosso corpo.  É o caso da sudorese (produção de suor).  Muitas pesssoas acham que suar emagrece e que por suarem mais, perdem mais peso. Pelo contrário! Suar reduz o ritmo cardíaco e o metabolismo celular, numa tentativa de “arrefecer”. Em média, mesmo num dia de muito calor as perdas de água por suor rondam os 150ml a 600ml, ou seja, é água e não gordura. Suar serve apenas para arrefecer o corpo, não para emagrecer. Em oposição, com o calor a água tende a sair dos vasos sanguíneos e deslocar-se para o espaço intersticial, entre as células, principalmente nas extremidades (mãos e pés), dando a sensação de “inchaço”.

Se estiver num ambiente muito quente, quanto mais água beber , mais o seu corpo a distribui pelas extremidades, diminuindo a frequência urinária e aumentado a sensação de “inchaço”.  Contudo, para além do calor existem fatores que predispõem ao edema, como:
  • Exposição solar;
  • Pressão atmosférica (viagens de avião/ montanha);
  • Estar muitas horas sentado/ de pé parado;
  • Stress/ nervosismo/ ansiedade;
  • Excesso de estimulantes (ex. cafeína);
  • Poucas horas de sono;
  • Obstipação (prisão de ventre)
  • Alimentação irregular/ jejum;
  • Alimentação rica em sal/ açúcar/ gordura.
  • Consumo de álcool;
  • Baixa ingestão de líquidos;
  • Certos medicamentos (ex. antihistamínicos, corticoides, antibióticos, antinflamatórios, contracetivos orais);
  • Tabagismo;
  • Má circulação;
  • Excesso de gordura corporal.
Assim, pretende-se que bebam mais água prevenindo a retenção de líquidos.


Existem várias substâncias que são diuréticas, ou seja, estimulam a produção de urina. Para além dos medicamentos, podemos encontrar várias na natureza:





CavalinhaDente de leãoHibiscoJasmim
Barbas de milhoFolha de oliveiraPé de cerejaCentelha Asiática
MelanciaTomateMirtilo/ bagasAbacaxi
BeringelaAlcachofraAipoUva roxa
EspargosLimão/ citrinosBeterrabaRábano
SalsaAbóboraPepinoAveia
Água de côcoGengibreCanelaHortelã
1-kg-selvagem-subiu-quadril-chin&ecirc 
Sem nenhuma ordem específica, estes são apenas alguns exemplos de plantas, vegetais e frutas que são diuréticas, essencialmente pelo seu elevado teor em potássio, em silícia, em  água e flavonóides.
 
 

Posto a explicação científica, deixo-vos com receitas para fazerem as vossas tisanas diuréticas.
Não cozinhe ou triture nenhum dos ingredientes (apenas os chás). Corte-os em pedaços e demolhe em água fria.
Sugestão: faça à noite, deixe no frio e beba fresco no dia seguinte. Pode ainda optar por triturar tudo e fazer um batido.


    Lemon Mint Cucumber Water 



    Muitas outras combinações podem ser feitas. Usem a vossa imaginação e ajustem as proporções ao vosso gosto. Se optarem pelos batidos, podem ainda adicionar aveia, sementes e outros vegetais.

    Beba pelo menos 1,5 litros de água ao dia. Com estas tisanas irá notar diferença na frequência urinária, sentirá mais sede e menos inchaço. Experimentem e contem-nos!

    Sem comentários:

    Enviar um comentário