foto blog

foto blog

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Energia que dá gosto

Aproveitando o (des)balanço do jantares de Natal, das festas de Natal, dos lanches de Natal,  das ceias de Natal, e futuramente, dos restos de almoços de Natal, eis que nos deparamos com uns quilos a mais na balança.

Evite pensar que só em Janeiro vai aproveitar os saldos fitness - vai ser só para comprar roupa de ginásio a preço da chuva - e tente equilibrar corpo e mente.

Por um lado, o excesso de histeria e festas pode acabar por nos tirar alguma da necessária paz de espírito. Se sem mens sana não há corpore sano, então temos de tomar medidas.

Primeiro passo, acalmar a mente. Tento ocasionalmente seguir a moda do mindfulness, descarregando uma ou outra aplicação gratuita para o smartphone, e volta e meia tento ouvir algumas aulas de meditação guiada. Dou grande destaque ao Headspace pelos vídeos bastante explicativos - infelizmente só tem direito a dez lições gratuitas, mas vale a pena tentar. 

Se tem o MyZen TV, tente gravar o programa de ioga e testá-lo ao domingo de manhã a seguir a um fim-de-semana de atribulação doméstica e social. Só não adormece porque vai estar numa posição de lótus intricadissima.

Descobri também recentemente o programa de 90 dias de ioga de Lesley Fighmaster, disponível no Youtube - aqui já entramos no treino de corpo vs mente propriamente dito, tentando respirar cuidadosamente e sem perder o fôlego enquanto tenta perceber qual das pernas se entrelaça em qual braço e em qual dos pés ficamos em periclitante equilíbrio.

Depois disto tudo, tendo apenas obtido uma única nódoa negra (acertei no canto da mesa enquanto fazia uma qualquer posição de guerreiro ft. saudação invertida a cair para down dog) - percebi que ficamos tão focados em tentar respirar que todos os restantes pensamentos se eclipsam, ou deixam de ser importantes. E a mente relaxa.


A seguir faz um down dog, e pensa que já era altura de fazer uma pedicure, depois pensa que isso dava direito a ir ao cabeleireiro antes do fim do ano, mas depois de receber o ordenado, mais ou menos quando for comprar umas calças novas, porque vai perder peso com força de vontade e vai resistir aos doces e começar um novo ano com convicção e tudo e tudo e tudo e tudo

Eis que a voz doce da Lesley Fighmaster a traz de volta á realidade, e com isto percebe que vai precisar de muito mais treino. Isto de pensar que a ioga é parada e para velhos, é porque nunca fez um prasarita padonattasana de uma só vez.

Feito isto, e com a mente e corpo mais desembaraçados, é altura de equilibrar o corpo.

Nada como uma barra energética, homemade, free range, fat free, trans gens, vegan, ...
Será um cubo de gelo? Não, é mesmo uma barra de cereais vegan.

Triture uma chávena de cajus e amêndoas. Junte uma chávena de damascos, tâmaras e passas de uva, até obter uma massa consistente.

Ria-se de ter lido massa consistente, e livre-se de tentar tapar algum buraco com isto.
Espalhe sobre uma superfície lisa até obter uma placa de cerca de 0.5 cm, corte aos quadrados e desfrute.

E tudo estará bem.
(a menos que a barra se pegue aos dentes.)

Namasté!




Sem comentários:

Enviar um comentário