foto blog

foto blog

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Crianças em casa? É ocupá-las!


Confesso que tenho sorte. A minha filha entretém-se muito. Tem sempre muitas coisas para fazer, assuntos para tratar. “É só mais isto” ou “já vou, mãe, desculpa.. estou só a acabar uma coisa” são frases muito típicas dela.

Há crianças que não. Que se tornam impossíveis se fechadas em casa e que ficam impacientes, tornam-nos impacientes, é o caos… Sempre fui apologista de que o contra-ataque é a melhor defesa ou, no caso, o factor surpresa e a antecipação. Antes que alguém tenha tempo para se aborrecer, eu estou a pensar no que vamos fazer.

Habitualmente, a criançada adora fazer coisas com os adultos ou “de adultos”. Pô-las a fazer um bolo, a vestir ursos para a árvore de Natal ou a fazer aquele desenho mesmo especial para juntar a um presente que vamos oferecer são tarefas que lhes agradam. No fundo fazê-los participar é, para mim, uma das melhores coisas que se pode fazer às crianças. Dá trabalho, às vezes. Elas querem fazer coisas que não programámos, que não imaginámos nada assim, mas quem sabe, também aprendemos com elas e é um bom momento para treinar autocontrolo e respiração, caso tenha falhado a aula de yoga.

Talvez isto seja de familia. A minha mãe fazia mil coisas comigo, eu adoro fazer coisas com a Kika e com sobrinhas/os emprestados (só terei sobrinhos da minha irmã daqui a muitos anos…ela é mais nova do que a Kika!).

Esta é uma ideia que veio do reino das B’s, já que foram as homónimas que fizeram juntas após verem este projecto no Art attack do Disney Junior. Desgraçadamente, estive a trabalhar e não pude participar no programa do feriado. Apercebi-me do que estava a acontecer quando enviei uma mensagem a meio do dia a perguntar o que andavam as duas a fazer na minha ausência e recebo a resposta: “um caleidoscópio”.

Ora a minha rica mãe, a fazer um caleidoscópio com a Kika eu tinha que ver!  O resultado é divertidíssimo: decoração à medida da criança, com todos os autocolantes, papéis de celofane, pinturas, purpurinas que a imaginação permita e uma felicidade extrema de conseguir fazer uma coisa daquelas e ainda por cima fazê-la com a avó! Uma alegria pegada e uma serie de tempo “ocupado” que vale mesmo a pena pela partilha e pelas memórias que ficam para sempre J
O link para o projecto é este. Lamento mas não encontrei no Disney Junior português. Safai-vos em "ispanhol".

Temos também muitas coisas para fazer com os miúdos aqui.



Haverá certamente crianças (e adultos, já que elas são o nosso reflexo) que acharão este tipo de actividades uma seca… mas isso tem a ver com dar ou não valor a coisas simples e a momentos em família… definitivamente temas para outro tipo de posts e blogues mais filosóficos. E não estamos aqui para isso, não é verdade? :D
 
Como sempre, divirtam-se!

Sem comentários:

Enviar um comentário