foto blog

foto blog

terça-feira, 21 de junho de 2016

Stay cool!

Citam as fontes oficiais que o Verão chegou ontem, mais precisamente ás 22h34. Também conhecido por solstício de Verão, é o momento em que o sol atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do Equador. Quer isto dizer que foi o dia mais longo do ano.

Outro sinal notório - e muito agradável - é que demoramos menos a chegar ao trabalho porque todas as outras pessoas estão de férias. Falo por mim, que adoro trabalhar em Agosto quando não há trânsito, em que se chega cedo e ainda se consegue ir à praia depois do trabalho. Ali mais ou menos à hora em que todos os veraneantes começam a entupir os acessos de saída da Costa.

Fora isto, resta-nos um desafio, que é o de lidar com as altas temperaturas a que vamos sendo sujeitos. Ao estilo férias no Alentejo profundo. Em que uma pessoa saia de casa de manhã para ir ao pão, e era como a travessia do deserto. Ir pela sombra, devagarinho, não se encostar aos carros.

No tempo em que se evitava ir à praia no horário de digestão das sardinhas assadas do almoço - hoje em dia o intervalo já se estende entre as 11h e as 18h, de preferência com FPS acima de 30. Até porque o look bronzeado-ameixa-enrugada já está um pouco fora. 
 Se conseguir chegar cedo à praia e arranjar um lugar à sombra para o carro, tanto melhor. Senão, prepare-se para o efeito sauna pós-praia, óptimo para suar todas aquelas caipirinhas e bolas de berlim consumidas ao longo do dia. Sim, porque aquela promessa do "vou só levar uns snacks fresquinhos tipo melancia aos cubos e cenoura aos palitos" eclipsa-se facilmente quando ouve o senhor das batatas Pála-Pála. Nada contra, ajuda a economia nacional e consome algo efectivamente, definitivamente saboroso. Pensam vocês enquanto se afundam nos assentos quentinhos e se preparam para enfrentar o trânsito de regresso a casa. Proteja o vidro da frente com aquelas palas que oferecem nos supermercados durante do verão - alternativa low cost áquelas palas XPTO que repelem raios UV, radiações gama e tempestades solar. Abra as janelas assim que chegar ao carro, e deixe arejar uns minutos antes de entrar - tempo útil para sacudir areia dos pés e terminar qualquer eventual gelado que iria acabar entranhado nos estofos. Evite ligar imediatamente o ar condicionado, deixe que o ar circule primeiro para equilibrar. 

Mantenha-se hidratada ao longo do dia bebendo líquidos amiudamente, de preferência sem açúcar - não vale a pena estragar a operação biquini. Procure igualmente consumir alimentos frescos e de baixo valor calórico. Mais ainda, se não for preciso usar forno ou fogão - mantém a casa ainda mais fresca.  Vivam as saladas e o atum em lata. Ou aqueles amigos que operam destramente o barbecue, e se sacrificam para ficar a cheirar a cigano enquanto grelham febras para o jantar.

Coloque sempre protector solar antes de sair de casa para evitar escaldões. Evite as horas de maior calor para ir à rua - a menos que seja um espaço com ar condicionado. Assegure-se igualmente que os seus animais aproveitam também o fresco, e têm sempre água para beber. 

Pode igualmente andar com um pequeno borrifador de água na bolsa para se ir refrescando. Um alternativa chique é um pequeno leque, fonte de ar renovável e em custos para o ambiente - excepto para o seu pulso, mas vale a pena o treino. Toalhetes refrescantes e um desodorizante de bolso ajudam também a mitigar aquele aspecto de "atravessei o Sahara" quando se limitou a ir a pé do metro para o escritório. 

No trabalho, podem optar por uma pequena ventoinha de secretária, que pode minorar bastante o calor emitido pelos equipamentos informáticos. Contribui igualmente para varrer a papelada toda de cima da mesa, o que só ajuda a despachar trabalho.

Em casa, nas horas de maior calor, feche as persianas, mas mantenha algumas janelas abertas para potenciar a corrente de ar. Demasiada obscuridade porém pode resultar num ou outro embate com as esquinas da porta, ou com a mesa da sala. O ar condicionado ligado a título permanente, além de carregar na factura da electricidade, também contribui para a secura do ar e consequentemente,  o aumento de alergias. Seja moderado, ou pode igualmente recorrer à boa e velha ventoinha até as coisas arrefecerem um pouco.


Bom Verão!


Sem comentários:

Enviar um comentário