Bom dia! Boa semana!
Hoje, na rubrica de comida saudavél, trago-vos mais lanchinhos para levarem para o trabalho/aulas/sitios diversos. É muito importante fazer refeições intermédias para que ao longo do dia, haja manutenção dos níveis energéticos do nosso corpo. Graças aos lanches, conseguimos chegar à refeição seguinte sem fome e não juntar o apetite fisiológico à vontade de comer. Quando isto acontece é muito mais difícil controlar as ingestões e fazer escolhas nutricionalmente inteligentes.
A questão essencial é saber quais os snacks ideais para levar para o trabalho. O tipo de snack a fazer fora das refeições principais não deve ser indiscriminado, a escolha deve ser de acordo com o dia-a-dia da pessoa, o apetite e os gastos energéticos de cada um. Fisiologicamente e culturalmente homens e mulheres alimentam-se de forma diferente. As necessidades diárias não são as mesmas e os ritmos diferem. Para além disso, as próprias tentações ao longo do dia, muitas vezes relacionados com factores hormonais e/ou emocionais, bem como os erros alimentares cometidos com maior frequência por cada género, são tipicamente distintos. É por isso muito importante personalizar as escolhas.
1. Fruta fresca e um porção de queijo magro individualizado (como triângulos ou círculos de queijo).
A fruta fresca da época é rica em fibra alimentar, fonte de vitaminas e minerais pode ser uma boa opção para um lanche intercalar. Associada à proteína existente no queijo (neste caso magro) reduz a rapidez de absorção do açúcar naturalmente presente na fruta, o que torna este snack numa refeição rápida, que para além de portátil é extremamente saciante.
O iogurte grego ligeiro é uma boa fonte proteíca, que associada à aveia e à chia ajuda a encontrar o equilíbrio nutricional. No seu conjunto fornecem fibras alimentar, como os betaglucanos existentes na aveia e também ácidos gordos essenciais existentes nas sementes de chia. É um lanche reconfortante e extremamente saciante para quem tem dificuldade em controlar o apetite ao longo do dia
3. Sumo funcional em garrafa ou copo térmico.
O sumo de frutas e vegetais crus (também chamado de sumo funcional, sumo verde, rosa ou detox) pode ser uma excelente forma de não ignorar os lanches intercalares, especialmente para quem refere ter pouca fome entre refeições ou pouco tempo para desacelerar o ritmo. Rico em antioxidantes, vitaminas e sais minerais, estes sumos são ainda fontes de fibra e ácidos gordos essências. Devem conter não mais do que 20-30% de fruta sendo os restantes ingredientes folhas verdes, legumes, sementes e água de coco, por exemplo.
4. Palitos de cenoura com manteiga de amendoim
Para quem gosta de trincar este snack pode ser uma ótima forma de manter os níveis de energia ao longo do dia. A cenoura é rica em beta-carotenos, importante para a saúde ocular e também para manter uma pele jovem e protegida. A manteiga de amendoim pode ser preparada em casa utilizando apenas amendoins crus ou comprada já preparada. Neste caso ter em atenção que é o mais natural possível e que não tem adição de outras gorduras. A manteiga de amendoim é rica em vitamina E é uma excelente fonte de energia. Apesar de todos os seus benefícios, o seu valor calórico é relativamente elevado, por isso não exagere.
As panquecas de ovo, aveia e banana podem ser uma ótima forma de substituir a tentação gulosa da ida ao café no período de pausa. É um snack bastante completo e pode perfeitamente levar de casa para o lanche da tarde antes do treino ou simplesmente quando lhe apetece algo doce.
6. Ovo cozido ou uma lata de atum em água.
Para ter um ovo ou uma lata de atum à mão basta apenas alguma organização. São alternativas que normalmente aliciam mais o sexo masculino mas que pode ser perfeitamente uma solução para quando a fome aperta e não apetece nada doce. São lanches altamente proteicos, ideais para um pós treino por exemplo.
Os queijos frescos sempre foram os fiéis amigos das dietas, contudo muitas vezes reservados apenas aos lanches ou refeições feitas em casa pelo perigo de deterioração. Hoje conseguimos encontrar queijos frescos pasteurizadas e embalados que aumentam o seu período de prateleira. Tornam-se assim aliados para refeições agora também um pouco mais portáteis (não dispensam no entanto refrigeração).8. Galetes de arroz ou milho sem sal com doce sem adição de açúcar ou manteiga de amendoim
As galetes de arroz ou milho sem sal são snacks crocantes, sem glúten e sem adição de gorduras ou açúcares. São alternativas baixas em calorias e substituem na perfeição a tendência para as famosas tostinhas (mesmo as integrais). Fáceis de conservar podem ser uma boa alternativa para um snack entre refeições.
9. Brigadeiros Fit de tâmaras, bagas de goji, óleo de coco, amendoim e chia
Os brigadeiros fit como lhes gosto de chamar pode ser uma ótima forma de saciar a fome de doces. Sem adição de açúcar estes brigadeiros energéticos são naturalmente doces pelos ingredientes que o compõem. Neste caso as tâmaras e o óleo de coco fazem toda a diferença. Pode ser uma opção pré-treino
Bons Lanches e Boa semana!
Sem comentários:
Enviar um comentário