Bom dia!
Hoje, em vez da temática receitas saudáveis habitualmente à segunda-feira, trago-vos um tema que me é especial, a organização de jantares. Quem me conhece sabe que, habitualmente, a minha vida social anda a mil à hora, com imensos jantares, lanches, etc. Não só esses eventos prejudicam a minha alimentação e dieta como fazem mossa no orçamento e esta época natalícia só vem aumentar o estrago.
Assim, desenvolvi uma técnica que me permite ter uma alimentação mais regrada e mais importante, permite poupar uns trocos, que é fazer os jantares lá em casa. Obviamente que não serão todos porque dão trabalho a organizar e temos que limpar a casa antes e depois, mas para os amigos mais próximos é a melhor solução pois estamos mais confortáveis e à vontade.
Um orçamento reduzido já não é desculpa para deixar de receber os amigos em sua casa para jantar. Aproveite todo o potencial da sua sala, prepare uma noite divertida e planeie exatamente aquilo que quer fazer. Ficam aqui algumas dicas.
1. Organize-se
Inclua estes jantares no orçamento mensal da casa e tenha a despensa organizada e recheada. Será mais fácil pensar num menu. Compre em quantidade sempre que encontrar produtos com data de validade mais alargada a bom preço (arroz, massas, conservas, tostas e vinho são alguns dos produtos com data de validade alargada) e aproveite os talões de desconto que existem em muitos supermercados.
2. Decore a casa com cuidado mas a rigor
2. Decore a casa com cuidado mas a rigor
Opte por plantas de vaso em vez de flores frescas ou, para o centro de mesa, use a fruta que tem em casa (uma taça de vidro com limões ou maçãs dará um colorido especial à mesa de jantar), use a sua criatividade para fazer argolas de guardanapos com rolos de papel ou marcadores de pratos e bases para copos coloridas. Tente misturar estilos na mesa: use pratos e copos diferentes para uma decoração surpreendente, dobre os guardanapos de forma diferente do habitual e use velas para decorar a mesa: não há maneira mais económica para criar um ambiente mais intimista e acolhedor.
3. Planeie bem a refeição que vai servir
3. Planeie bem a refeição que vai servir
Receitas de pratos económicos estão à distância de um clique. Faça uma lista de ingredientes necessários. Opte por refeições simples que, com um detalhe especial, possam fazer boa figura.
4. Dividir as responsabilidades
4. Dividir as responsabilidades
Ofereça a casa, as entradas e o prato principal e peça os seus amigos que levem as bebidas e a sobremesa. Acabam por dividir as despesas do jantar sem necessidade de fazer contas no final.
No final do jantar, leve a cabo a sua própria sessão de entretenimento. Pense num filme e em pipocas para uma sessão de cinema caseira; prepare uma playlist no Spotify (um programa de música gratuita) que acompanhe os vários momentos da noite; considere um karaoke com amigos ou uma noite de jogos de tabuleiro. Crie um cenário numa das paredes da sala que sirva de fundo para uma sessão de fotografias entre amigos.Mas em termos práticos, quanto poderá gastar para um jantar de amigos? Fica aqui uma receita do Chef Sebastião de Castilho, que assegura que o processo é simples e é fácil fazer um jantar para quatro pessoas por menos de 20 euros.
Lasanha de peru com courgettes e crumble de queijo da Ilha
Ingredientes
800g de courgettes pequenas
500g de molho bechamel (caseiro ou comprado)
4 colheres de sopa de azeite
600g de bifes de peru finíssimos (peça ao talhante extra finos)
1 colher de orégãos secos
150g de folhas de espinafres
½ broa pequena, velha ou não
125g de salsa fresca
100g de queijo da ilha
Preparação
- Lave bem as courgettes e com um descascador de legumes corte fatias finas da courgette até à zona das sementes (guarde o resto para uma sopa futura, não desperdice).Tempere com sal e pimenta e regue com azeite (2 colheres de azeite até estarem ligeiramente molhadas). Reserve.
- Numa tigela tempere os bifes com sal, pimenta e azeite (2 colheres de sopa). Pode sempre adicionar orégãos frescos para dar mais sabor, misture bem e reserve.
- Com ajuda de um robot de cozinha, triture a broa, a salsa e o queijo da ilha até obter um crumble esverdeado. Reserve.
- Ligue o forno a 200ºC.
- Unte com manteiga o pirex que vai ao forno e comece a montar o prato colocando alternadamente lâminas de courgette, bifes de peru e espinafres até acabarem os ingredientes. No final coloque o molho bechamel por cima até ficar coberto e finalize com o crumble de queijo da ilha previamente preparado.
- Desça a temperatura para 170ºC e coloque o prato no forno durante 20 minutos. Depois, está pronto a servir.
Com um pouco de imaginação é possível passar um serão agradável com amigos sem ter de gastar muito dinheiro. Possivelmente, se fosse jantar fora em vez de 20 euros por quatro pessoas, pagariam 20 euros por pessoa, ou seja, 80 euros os quatro.
Bons jantares!
Sem comentários:
Enviar um comentário