foto blog

foto blog

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Feliz Natal de toda a equipa

Queridos leitores, vamos fechar para férias mas voltaremos com muitas e boas novidades. Fiquem atentos!

Desejamos que encontrem todos os ingredientes para um maravilhoso Natal. Que esta época vos traga paz, harmonia, amor e muitas alegrias.

A todos um Feliz Natal!
 
 

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Quase, quase Natal


E tanto ainda para fazer!!! Penso eu e pensam, provavelmente, vocês também.

Compras para fazer, prendas e lembranças e afins para embrulhar. Festas, almoço e jantares de Natal! E já só falta uma semana….

Não desespere! Respire fundo e saia. Agarre nas crianças, no marido, no namorado, na mãe, na irmã, nas amigas, nos vizinhos e vá saltar….

 em trampolins!

Para mim um dos melhores  anti-stress do mundo! Libertamos energia e divertimo-nos e sempre em segurança. Abriu recentemente em Portugal o BounceInc. Ainda não tive oportunidade de ir experimentar mas mal posso esperar pela oportunidade para o fazer.

Muitos saltos e diversão garantida num espaço fechado (ideal portanto para esta época do ano e também para o pico do calor do Verão) adequado para toda a família, dos 3 anos ao ∞.

A funcionar em Carnaxide, preço: 11€ por sessão de 60 minutos*.

Horários: Segunda a Domingo: 10h às 23h

*Preço promocional. Não inclui as Meias BOUNCE antiderrapantes que são obrigatórias para todas as atividades. Reutilizáveis. Preço: 2€.

Mais informações aqui http://www.bounceinc.pt/

E não preciso de vos dizer que é uma excelente foram de queimar calorias e eliminar os excessos deste período ;)

Bons saltos!



terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Energia que dá gosto

Aproveitando o (des)balanço do jantares de Natal, das festas de Natal, dos lanches de Natal,  das ceias de Natal, e futuramente, dos restos de almoços de Natal, eis que nos deparamos com uns quilos a mais na balança.

Evite pensar que só em Janeiro vai aproveitar os saldos fitness - vai ser só para comprar roupa de ginásio a preço da chuva - e tente equilibrar corpo e mente.

Por um lado, o excesso de histeria e festas pode acabar por nos tirar alguma da necessária paz de espírito. Se sem mens sana não há corpore sano, então temos de tomar medidas.

Primeiro passo, acalmar a mente. Tento ocasionalmente seguir a moda do mindfulness, descarregando uma ou outra aplicação gratuita para o smartphone, e volta e meia tento ouvir algumas aulas de meditação guiada. Dou grande destaque ao Headspace pelos vídeos bastante explicativos - infelizmente só tem direito a dez lições gratuitas, mas vale a pena tentar. 

Se tem o MyZen TV, tente gravar o programa de ioga e testá-lo ao domingo de manhã a seguir a um fim-de-semana de atribulação doméstica e social. Só não adormece porque vai estar numa posição de lótus intricadissima.

Descobri também recentemente o programa de 90 dias de ioga de Lesley Fighmaster, disponível no Youtube - aqui já entramos no treino de corpo vs mente propriamente dito, tentando respirar cuidadosamente e sem perder o fôlego enquanto tenta perceber qual das pernas se entrelaça em qual braço e em qual dos pés ficamos em periclitante equilíbrio.

Depois disto tudo, tendo apenas obtido uma única nódoa negra (acertei no canto da mesa enquanto fazia uma qualquer posição de guerreiro ft. saudação invertida a cair para down dog) - percebi que ficamos tão focados em tentar respirar que todos os restantes pensamentos se eclipsam, ou deixam de ser importantes. E a mente relaxa.


A seguir faz um down dog, e pensa que já era altura de fazer uma pedicure, depois pensa que isso dava direito a ir ao cabeleireiro antes do fim do ano, mas depois de receber o ordenado, mais ou menos quando for comprar umas calças novas, porque vai perder peso com força de vontade e vai resistir aos doces e começar um novo ano com convicção e tudo e tudo e tudo e tudo

Eis que a voz doce da Lesley Fighmaster a traz de volta á realidade, e com isto percebe que vai precisar de muito mais treino. Isto de pensar que a ioga é parada e para velhos, é porque nunca fez um prasarita padonattasana de uma só vez.

Feito isto, e com a mente e corpo mais desembaraçados, é altura de equilibrar o corpo.

Nada como uma barra energética, homemade, free range, fat free, trans gens, vegan, ...
Será um cubo de gelo? Não, é mesmo uma barra de cereais vegan.

Triture uma chávena de cajus e amêndoas. Junte uma chávena de damascos, tâmaras e passas de uva, até obter uma massa consistente.

Ria-se de ter lido massa consistente, e livre-se de tentar tapar algum buraco com isto.
Espalhe sobre uma superfície lisa até obter uma placa de cerca de 0.5 cm, corte aos quadrados e desfrute.

E tudo estará bem.
(a menos que a barra se pegue aos dentes.)

Namasté!




segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Como organizar um jantar low cost com os amigos

Bom dia!
 
Hoje, em vez da temática receitas saudáveis habitualmente à segunda-feira, trago-vos um tema que me é especial, a organização de jantares. Quem me conhece sabe que, habitualmente, a minha vida social anda a mil à hora, com imensos jantares, lanches, etc. Não só esses eventos prejudicam a minha alimentação e dieta como fazem mossa no orçamento e esta época natalícia só vem aumentar o estrago.
 
Assim, desenvolvi uma técnica que me permite ter uma alimentação mais regrada e mais importante, permite poupar uns trocos, que é fazer os jantares lá em casa. Obviamente que não serão todos porque dão trabalho a organizar e temos que limpar a casa antes e depois, mas para os amigos mais próximos é a melhor solução pois estamos mais confortáveis e à vontade.
 
Um orçamento reduzido já não é desculpa para deixar de receber os amigos em sua casa para jantar. Aproveite todo o potencial da sua sala, prepare uma noite divertida e planeie exatamente aquilo que quer fazer. Ficam aqui algumas dicas.

1. Organize-se
Inclua estes jantares no orçamento mensal da casa e tenha a despensa organizada e recheada. Será mais fácil pensar num menu. Compre em quantidade sempre que encontrar produtos com data de validade mais alargada a bom preço (arroz, massas, conservas, tostas e vinho são alguns dos produtos com data de validade alargada) e aproveite os talões de desconto que existem em muitos supermercados.
 
2. Decore a casa com cuidado mas a rigor
Opte por plantas de vaso em vez de flores frescas ou, para o centro de mesa, use a fruta que tem em casa (uma taça de vidro com limões ou maçãs dará um colorido especial à mesa de jantar), use a sua criatividade para fazer argolas de guardanapos com rolos de papel ou marcadores de pratos e bases para copos coloridas. Tente misturar estilos na mesa: use pratos e copos diferentes para uma decoração surpreendente, dobre os guardanapos de forma diferente do habitual e use velas para decorar a mesa: não há maneira mais económica para criar um ambiente mais intimista e acolhedor.
 
3. Planeie bem a refeição que vai servir
Receitas de pratos económicos estão à distância de um clique. Faça uma lista de ingredientes necessários. Opte por refeições simples que, com um detalhe especial, possam fazer boa figura.
 
4. Dividir as responsabilidades
Ofereça a casa, as entradas e o prato principal e peça os seus amigos que levem as bebidas e a sobremesa. Acabam por dividir as despesas do jantar sem necessidade de fazer contas no final.
No final do jantar, leve a cabo a sua própria sessão de entretenimento. Pense num filme e em pipocas para uma sessão de cinema caseira; prepare uma playlist no Spotify (um programa de música gratuita) que acompanhe os vários momentos da noite; considere um karaoke com amigos ou uma noite de jogos de tabuleiro. Crie um cenário numa das paredes da sala que sirva de fundo para uma sessão de fotografias entre amigos.

Mas em termos práticos, quanto poderá gastar para um jantar de amigos? Fica aqui uma receita do Chef Sebastião de Castilho, que assegura que o processo é simples e é fácil fazer um jantar para quatro pessoas por menos de 20 euros.

Lasanha de peru com courgettes e crumble de queijo da Ilha

 Ingredientes
 800g de courgettes pequenas
 500g de molho bechamel (caseiro ou comprado)
 4 colheres de sopa de azeite
 600g de bifes de peru finíssimos (peça ao talhante extra finos)
 1 colher de orégãos secos
 150g de folhas de espinafres
 ½ broa pequena, velha ou não
 125g de salsa fresca
 100g de queijo da ilha

Preparação
  •  Lave bem as courgettes e com um descascador de legumes corte fatias finas da courgette até à zona das sementes (guarde o resto para uma sopa futura, não desperdice).Tempere com sal e pimenta e regue com azeite (2 colheres de azeite até estarem ligeiramente molhadas). Reserve.
  •   Numa tigela tempere os bifes com sal, pimenta e azeite (2 colheres de sopa). Pode sempre adicionar orégãos frescos para dar mais sabor, misture bem e reserve.
  • Com ajuda de um robot de cozinha, triture a broa, a salsa e o queijo da ilha até obter um crumble esverdeado. Reserve.
  • Ligue o forno a 200ºC.
  • Unte com manteiga o pirex que vai ao forno e comece a montar o prato colocando alternadamente lâminas de courgette, bifes de peru e espinafres até acabarem os ingredientes. No final coloque o molho bechamel por cima até ficar coberto e finalize com o crumble de queijo da ilha previamente preparado.
  • Desça a temperatura para 170ºC e coloque o prato no forno durante 20 minutos. Depois, está pronto a servir.
 
Com um pouco de imaginação é possível passar um serão agradável com amigos sem ter de gastar muito dinheiro. Possivelmente, se fosse jantar fora em vez de 20 euros por quatro pessoas, pagariam 20 euros por pessoa, ou seja, 80 euros os quatro.
 
 
 
Bons jantares!

sábado, 12 de dezembro de 2015

Feira Popular de Natal

Lembram-se da Feira Popular de Lisboa?

Eu sou da geração que viveu a feira popular de Lisboa em todo o seu esplendor! Desde os tempos de criança em que andava nos carroceis e ia ao circo, até ao tempo dos jantares de faculdade e de amigos nos restaurantes do recinto. Sem esquecer, obviamente, a roda gigante e a montanha russa que nos parecia tão grande naquele tempo. Tenho memórias fantásticas destes tempos.

Se tal como eu tem saudades daqueles divertimentos e do ambiente, não desespere. Enquanto se decide o futuro regresso da feira num novo local podemos desfrutar da Feira Popular de Natal, a funcionar em Alcântara, até 25 de janeiro, entre as 15.00 e as 24.00,  a par do Circo Chen, em atividade até 17 de janeiro.



Mesmo que, como eu, não seja apreciadora das artes circenses aproveite também para levar as crianças ao circo. Mais informações aqui: https://www.facebook.com/CircoChen

Será, certamente, um serão muito bem passado.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Crianças em casa? É ocupá-las!


Confesso que tenho sorte. A minha filha entretém-se muito. Tem sempre muitas coisas para fazer, assuntos para tratar. “É só mais isto” ou “já vou, mãe, desculpa.. estou só a acabar uma coisa” são frases muito típicas dela.

Há crianças que não. Que se tornam impossíveis se fechadas em casa e que ficam impacientes, tornam-nos impacientes, é o caos… Sempre fui apologista de que o contra-ataque é a melhor defesa ou, no caso, o factor surpresa e a antecipação. Antes que alguém tenha tempo para se aborrecer, eu estou a pensar no que vamos fazer.

Habitualmente, a criançada adora fazer coisas com os adultos ou “de adultos”. Pô-las a fazer um bolo, a vestir ursos para a árvore de Natal ou a fazer aquele desenho mesmo especial para juntar a um presente que vamos oferecer são tarefas que lhes agradam. No fundo fazê-los participar é, para mim, uma das melhores coisas que se pode fazer às crianças. Dá trabalho, às vezes. Elas querem fazer coisas que não programámos, que não imaginámos nada assim, mas quem sabe, também aprendemos com elas e é um bom momento para treinar autocontrolo e respiração, caso tenha falhado a aula de yoga.

Talvez isto seja de familia. A minha mãe fazia mil coisas comigo, eu adoro fazer coisas com a Kika e com sobrinhas/os emprestados (só terei sobrinhos da minha irmã daqui a muitos anos…ela é mais nova do que a Kika!).

Esta é uma ideia que veio do reino das B’s, já que foram as homónimas que fizeram juntas após verem este projecto no Art attack do Disney Junior. Desgraçadamente, estive a trabalhar e não pude participar no programa do feriado. Apercebi-me do que estava a acontecer quando enviei uma mensagem a meio do dia a perguntar o que andavam as duas a fazer na minha ausência e recebo a resposta: “um caleidoscópio”.

Ora a minha rica mãe, a fazer um caleidoscópio com a Kika eu tinha que ver!  O resultado é divertidíssimo: decoração à medida da criança, com todos os autocolantes, papéis de celofane, pinturas, purpurinas que a imaginação permita e uma felicidade extrema de conseguir fazer uma coisa daquelas e ainda por cima fazê-la com a avó! Uma alegria pegada e uma serie de tempo “ocupado” que vale mesmo a pena pela partilha e pelas memórias que ficam para sempre J
O link para o projecto é este. Lamento mas não encontrei no Disney Junior português. Safai-vos em "ispanhol".

Temos também muitas coisas para fazer com os miúdos aqui.



Haverá certamente crianças (e adultos, já que elas são o nosso reflexo) que acharão este tipo de actividades uma seca… mas isso tem a ver com dar ou não valor a coisas simples e a momentos em família… definitivamente temas para outro tipo de posts e blogues mais filosóficos. E não estamos aqui para isso, não é verdade? :D
 
Como sempre, divirtam-se!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Poupar nos combustíveis é para todos!

Aquando da criação do blog, uma amiga minha sugeriu-me que falasse sobre sítios onde encontrar combustíveis mais baratos, tendo até sugerido o site sobre o qual vos vou falar. No entanto, dizia ela que talvez fugisse um bocado à temática das mulheres.

Ora, não podia discordar mais. Diz a descrição do blog que somos um grupo de mulheres activas que tentam aproveitar a vida com o melhor orçamento possível. Bem, como activas que somos, nem todas as nossas aventuras se resumem a idas a pé a Moscavide.

Adoro a comodidade do carro e já não viveria sem ele, os ambientalistas deste mundo que me desculpem.
Voltando aos combustíveis, são para mim e grande parte das pessoas uma larga fatia do bolo orçamental, assim sendo toda a poupança é bem vinda. E se, por um lado adoro uma boa promoção/cupão, por outro lado o conceito de ter que ir comprar carne para receber descontos na gasolina, enerva-me.

Este site, é essencialmente um mapa em que podemos escolher o distrito e concelho, tipo de combustível e será apresentada uma lista dos postos mais baratos na área seleccionada e o preço praticado.

Confesso que desconhecia o site e depois de investigar a minha zona descobri que não andava a por no mais barato, ao contrário do que pensava.

Mas isso dos combustíveis baratos é uma falcatruíce, estraga os carros e trinta por uma linha, dizem os mais cépticos. Bem para esses:

"A DECO efectuou testes com gasóleo de marca e "low cost" e não encontrou diferenças significativas, a não ser no preço, bem menor no "low cost".

Segundo a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), "todos os combustíveis comercializados em território nacional têm que cumprir as especificações técnicas estabelecidas na legislação em vigor, (...) independentemente de quem os comercializa, (...) garantindo a qualidade dos produtos e a salvaguarda das viaturas". "

Agora toca a ir investigar onde poupar no combustível, para que possam chegar aos shoppings mega preparados para o Natal e torrar essa mesma poupança!

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Fome pós treino


Correu desalmadamente na passadeira (mas correr mesmo, ao som de música épica,não aquela mania de andar demasiadamente depressa e com as mãos a abraçar a consola, ou a tirar selfies com hashtags ridículas)?

Suou numa aula de body pump a levantar pesos (mas com peso na barra, não há cá mariquices de ai-que-não-consigo-fazer-um-agachamento-nestes-leggings-marca-xpto) ?

Passeou o cão durante duas horas no calçadão, em modo ultra-rápido (no meu caso, é normalmente a tentar acompanhar a velocidade supersónica do meu cão)?

Fez muito bem, mas agora está com muita, muita fome.
E capaz devorar qualquer ementa económica de fast food que lhe apareça á frente, ou todos os restos que existem no frigorífico.

Este momento é frequente na minha vida, pelo que comecei a tomar medidas preventivas.
As teorias dividem-se, e há um sem número de PT-wannabees que argumentam terem descoberto a fórmula mágica.

Após o treino sugere-se uma alimentação equilibrada para repor a energia perdida, e favorecer a recuperação dos tecidos em esforço, refeição esta que deverá ser feita até duas horas após o treino (ou entra em falência). Recomenda-se a ingestão de cereais integrais, e de uma quantidade apreciável de proteína, fundamental para a reposição de energias. Coma igualmente uma ou duas peças de fruta - além de hidratos de carbono, dizem os especialistas que os respectivos minerais ajudam a reconstruir o tecido muscular.
Há ainda a ameaça dos radicais livres  - não os skaters sem-vergonha que invadem os passeios - mas antes umas moléculas instáveis produzidas naturalmente pela respiração e produção de energia e que afectam negativamente o organismo, qual poluição. Para tal, recomendam-se antioxidantes, que segundo a moda, se encontram sobretudo nos frutos vermelhos.

Como por todos estes princípios em prática? Obviamente, só um pack PT+nutricionista+aulas+plano de alimentação o pode salvar da ruína nutricional.

Ou não, pode cultivar-se e ver o que se pode melhorar.

O primeiro passo foi fazer uma pesquisa no google, e tentar descobrir de que é que os freaks do fitness realmente se alimentam - dado que vivem de ar, claras de ovo e suplementos - em comprimidos ou pós que se agitam naquelas garrafinhas que até têm um nheco lá dentro para eliminar quaisquer grumos de proteína, não vá o bodybuilder comum ter uma indigestão com alguma coisa mais sólida.

Se não for adepto desta onda, pode no entanto fazer algumas atenções ao seu plano alimentar.

Já sabe, evite:
- Fritos
- Refrigerantes
- Bolachas
- Alimentos ricos em gorduras saturadas
- Barras de cereais ricas em açúcar e químicos (para a semana pode aprender a fazer barras de cereais mega saudáveis, não perca!)
- Doces
Evite ainda
- Fast food
- Refeições pré-cozinhadas.

Posto isto, e se for uma escanzelada cujo estômago se enche com a força do pensamento, agarre-se a uma cenoura ou uma peça de fruta, e beba um chá. Verde, sem açúcar. Ou mesmo um cubo de gelo.

Se estiver numa onda mais criativa e ainda precisa de viver mais umas horas com energia, vejam só o que os profissionais do fitness gourmet nos recomendam:

- Sandes de maçã com manteiga de amendoim - sendo que a maçã faz as vezes de pão. Vai ainda mais longe, e faça um topping de uvas. Se for mais tradicionalista, coma uma sandes de pão integral com banana e manteiga de amendoim.

- Uma mão cheia de frutos secos (lá está o magnésio). Só uma, não uma de cada vez. Se tiver muita muita fome, junte umas colheradas de iogurte grego (diz que tem imensa proteína) e chame-lhe lanche.

- Uns quadrados de chocolate de leite! (fonte de proteína - o leite, tem magnésio para as caimbras e dá energia). Agora se comer a tablete toda, não se sinta mal - sinta antes a necessidade de ir correr mais uns km.

Se estiver na onda de cozinhar e for paciente, os freaks do ginásio aconselham arroz integral - devido ao seu baixo índice glicémico e por ser saciante. Demora um pouco mais tempo a cozer, mas isso só ajuda a a controlar a fome (vá meditando)


Acompanhe com a mãe das proteínas saudáveis, atum (de preferência em água, ou com um fio de bom azeite) ou perú (daquele magro, esquelético, branquela, que nunca viu gordura na vida). Acrescente uns legumes para dar cor ao prato.

Se for prática (e preguiçosa) como eu, faça uma panela de sopa de legumes de antemão - há quem aconselhe a retirar/reduzir qualquer presença de batata (dizem certas fontes que engorda), pode simplesmente substituir por chuchus, courgette ou batata doce. Evite no entanto acrescentar massa ou carnes do cozido, ou torna-se demasiado calórica.

Para quem gosta de pão, substitua a sandocha/carcaça/fatia de pão alentejano por pão escuro, e passe-lhe um pouco de queijo quark. Se mesmo assim lhe souber a pouco, acrescente um fio de mel - um só, curtinho.

Como em tudo na vida, haja moderação. Não mais esquecerei um bom amigo que fazia grandes maratonas ao domingo de manhã, para a mulher a seguir o presentear com uma feijoada para o almoço. Há dias assim, em que se treina, e se merece.

Bom apetite, e bons treinos!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Sushi na dieta???? Sim, mas com moderação.

Olá a todos!
Continuando a temática das receitas saudáveis, esta semana temos.......sushi! Eu amo a comida japonesa mas fico sempre com um sentimento de culpa depois de sair do restaurante. Lá se vai a dieta. A minha consciência grita na sua vozinha irritante "sua lontra, agora tens de ir 10h para o ginásio". Com estas dicas continua a ter que ir ao ginásio mas pode aprender a selecionar as opções mais saudáveis e menos calóricas.
Apesar dos pratos de sushi terem peças pequenas, com um aspeto clean, saudável são "do demo" pois alguns ingredientes são verdadeiras bombas calóricas e geralmente exageramos sempre na quantidade ingerida. É de realçar que os peixes, os legumes, as algas e os cogumelos são boas opções para quem quer ter uma vida saudável já que são ricos em proteínas, antioxidantes, ómega 3, fibras, vitaminas e minerais mas devem ser sempre consumidos na quantidade certa.
Veja esta imagem retirada deste blog que mostra as calorias contidas em cada pedacinho.
Seguem algumas dicas do que se deve escolher e do que se deve evitar:
Evite o rodízio. Tudo o que é consumido em excesso não é saudável.
Nada de fritos. Opte por alimentos crus, cozidos ou grelhados
Aposte nas proteínas.  São fundamentais no processo de emagrecimento e na construção muscular.
Menos molho de soja. A soja está sempre presente na comida japonesa é rica em sódio, provocando retenção de líquidos e consequentemente, inchados. O ideal é trocá-la por limão. Se fizerem questão de usa-la então deverá diluí-la com um pouco de água.
Super gengibre e wasabiEstes alimentos têm uma acção antibacteriana, ajudam na digestão, fortalecem a imunidade e são super saudáveis. Além de ativarem o metabolismo, ajudam a emagrecer.
E se não resistiram ao rodízio......compensem no dia seguinte! 

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Stress Natalício


Já estamos em Dezembro e o Natal aproxima-se a passos largos! Já só faltam 3 semanas.

Não sei se já aqui tinha partilhado que eu adoro o Natal, é uma época de alegria, de partilha e de convívio, com a família e com os amigos!


Por outro lado é uma época extremamente stressante!



Existe todo o stress inerente aos preparativos, compras e etc. Andar às compras ao fim de semana é, nesta quadra festiva, uma aventura só por si, com crianças a “reboque” pior ainda! Se não tem com quem as deixar, avós, tios, padrinhos ou amigos e tiver mesmo que as levar consigo a minha sugestão é optar por ir a Centros Comerciais “child friendly”, como é o caso do Dolce Vita Tejo. Cheio de lojas onde podemos encontrar tudo o que precisamos e de actividades divertidas para as crianças.


O Dolce Vita Tejo recebe nestes dias uma parada festiva, cheia de alegria e cor, com mais de 140 participantes e personagens do imaginário infantil e brinquedos em tamanho gigante. Acompanhado do grupo de Majoretes de Loulé, do carro histórico dos Bombeiros Voluntários do Dafundo, da Banda Recreativa de Bucelas, do Agrupamento 1165 – Brandoa – Corpo Nacional de Escutas, dos soldadinhos de chumbo, princesa da neve e bailarinos, um avião, duendes com balões gigantes, bolas de Natal, o carro do inventor e outras máquinas e engenhocas, o Pai Natal surge no final num autocarro vermelho de dois andares.

Assista à parada de Natal nos dias 5, 12 e 19 de Dezembro às 15h e às 18h.


Pode ainda aproveitar para falar com o Pai Natal:

Horários Pai Natal

5, 12, 19 Dezembro - 11h00 / 14h00

6 Dezembro - 11h00/13h00 - 14h00/17h00 - 17h30/20h00

12 a 18, 20 a 23 Dezembro - 11h00/13h00 - 14h00/17h00 - 17h30/20h00

24 Dezembro - 11h00/13h00 - 14h00/18h00


Neste centro comercial podem ainda visitar o Labirinto da Floresta Encantada.

A Floresta Encantada, com bichos que mexem como por magia, está repleta de animação para os mais pequenos. Venham explorar o Labirinto - na busca da saída misteriosa, eles contam com a ajuda de placas de indicações, que  apenas se tornam visíveis quando iluminadas com lanternas especiais.

Horário de Funcionamento



Sábados e domingos (11h00/13h00 – 14h00/17h00 – 17h30- 20h00) – entrada gratuita

Mais informações em http://dolcevitatejo.pt/pt/tejo


Finalmente tem ainda a hipótese de deixar as crianças a divertirem-se à séria (enquanto os pais se stressam com a multidão de pessoas nas lojas) na Lego Fun Factory. Um espaço gratuito e dedicado às crianças, com piscina de peças, parede de escalada, zonas de leitura, construções, videojogos e muito mais!


A Lego Fun Factory tem duas áreas distintas:

“ZONA DUPLO”: para crianças de 1 aos 4 anos, acompanhadas por um adulto.

“ZONA LEGO”: para crianças dos 5 aos 12 anos, que podem lá permanecer na companhia da equipa Lego Fun Factory.


Todos os meses é desenvolvido um novo calendário de atividades e ao longo do ano o tema principal da Lego Fun Factory muda! Assim é certo que cada visita será sempre uma experiência única! O único senão é que cada criança só pode permanecer durante 1 hora.

Horários:

Horários Época de Natal:

14 a 23/12 e 26/12 a 3/01

11h00 - 20h00

24 e 31/12

11h30 - 19h00

25/12 e 01/01

Encerrado


Bons passeios e boas compraa :)

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

O Natal é para ursos!


Ah, pois é!

O Natal já tinha sido para ursos há dois ou três anos. Mas eram ursos de fato de banho.

Um dia passeava eu no Ikea e vi uma árvore carregada de ursos de fato de banho azul às riscas. Achei que a Kikas ia adorar e levei uns dez, suficientes para encher a minha árvore. Um sucesso!

Como toda a gente sabe, o urso é um animal que de uns anos para os outros cansa um bocadinho: suja muito, faz muito barulho, dá cabo dos rodapés… posto isto, a decoração de ursos não se repetiu... Até este ano, em que voltei a olhar para eles e disse-lhes: “Ursos, se me estão a óbire, façam atenção. Este ano vão sofrer uma transformação ó níbel da mudança de sexo e passarão a ser ursas. Obrigada e bom dia”

Assim sendo, e já que os ursos não se opuseram, lá se foi mais uma hora de almoço na Feira dos Tecidos ao pé do escritório e mais um par de minutos na loja do chenêns ao pé de casa, que tem tudo e um par de botas no que a retrosaria diz respeito. E isto é o que precisamos:

- ursos! (ou outro bicho que vos agrade: girafas, renas, sardinhas…ah, vale tudo, é Natal!)
- tecido (no meu caso TEM de ser xadrez… xadrez=Natal=xadrez, não sei se estão a ver a relação)
- fita de cetim
- rendas
- linha e agulha
- papel vegetal (para o molde dos vestidos)
E agora, simples simples! Fazer o molde dos vestidos, colocar uma renda na base, vestir o urso, pôr-lhe um lindo laço com pontas compridas e já está! Temos lindas ursas de Natal para pendurar. As minhas vão para a árvore de Natal mas também ficam amorosas penduradas num móvel ou na maçaneta de uma porta…
 
 
Ah! Ponham,claro, os miúdos a ajudar, eles vão adorar!
Divirtam-se!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Como lidar com o stress das compras de Natal?


Sendo uma pessoa moderadamente natalícia e adversa a multidões, o Natal para mim é uma fonte interminável de stress.

Quem me conhece sabe que começo a chatear as pessoas quase em Agosto sobre o que querem para o Natal (obviamente ninguém me liga nenhuma e acabo a comprar prendas quase na véspera e lavada em lágrimas).

Pensando noutras pessoas como eu, o jornal online observador, partilhou um estudo em que se analisam as melhores alturas para comprar determinados produtos.
Resumi para vosso gáudio:

Janeiro – As bicicletas são um dos produtos que mais redução de preços tem durante os saldos logo uma boa aposta!
Fevereiro – Foi observado que as pessoas já se preparam cada vez com mais antecedência para as estações do ano, comprando com antecedência a roupa adequada. Este é o mês propício para se comprar botas, casacos e camisolas aos preços mais baixos. Os telemóveis também têm grandes promoções já que é a altura em que as marcas começam a anunciar os seus novos modelos.

Março – Se planeia viajar no Verão aproveite que a nova colecção de malas ainda não chegou às lojas para renovar o seu modelo.

Abril – A regra dos telemóveis aplica-se aos computadores portáteis em Abril. É a época do ano em que as marcas costumam anunciar os seus principais lançamentos o que motiva à queda de preço dos modelos anteriores.

Maio – Com o Verão a espreitar, trocar de frigorífico em Maio pode ser uma boa aposta caso pretenda evitar a subida de preços já em Julho. A compra de material desportivo também é uma boa escolha já que o bom tempo vem para ficar e isso motiva a prática desportiva. É nesta altura que as marcas resolvem fazer grandes promoções.

Junho – A antecipação é a palavra-chave! Com o início das férias, os manuais escolares são vendidos a preços mais baixos especialmente o material em segunda mão. É de aproveitar.

Julho – Aqui voltamos à temática da roupa. As empresas têxteis começam a calcular quanta roupa de Verão não vão conseguir vender e assim se tem os primeiros descontos de Verão. As jóias são uma boa aposta também já que tem uma quebra de facturação pois tendem a vender mais nos meses de Novembro e Dezembro devido às festividades.

Agosto – Este não é um bom para a bolsa o que pode ser um bom motivo para adquirir acções a baixo preço e esperar a sua valorização nos próximos meses. As sandálias devido ao fim do Verão, também ficam com grandes descontos.

Setembro – Os estabelecimentos especializados em bricolage e jardinagem tentam livrar-se da maior parte do material antes que comece o mau tempo. É uma janela de oportunidade para renovar os espaços que sempre quis. Os carros também sofrem uma baixa de preço, especialmente nos modelos mais antigos pois é o mês em que os concessionários apresentam as suas propostas para o Natal.

Outubro – Outubro é considerado o mês das quebras no turismo o que motiva as companhias aéreas a fazer promoções e descontos para a maioria dos destinos.

Novembro – É o mês da Black Friday onde quase todos os produtos, especialmente os electrónicos sofrem uma baixa de preço considerável. São várias as lojas que anunciam promoções de outro mundo. Os vestidos de casamento também sofrem uma baixa de preços já que a colecção tende a ser renovada para a próxima estação.

Dezembro – Quem pretende mudar de casa ou quarto, deve aproveitar o mês de Dezembro pois a demanda costuma superar a procura no mercado imobiliário durante a época natalícia.
Boas Compras!



terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Christmas shortcuts

Passado o São Martinho, o Dia de acção de Graças, e outros feriados capitalistas, eis que damos subitamente pelas ruas cobertas de luzes, e um presépio em cada rotunda. Está a chegar o Natal.

Somos invadidos por uma onda de pânico, jantares de Natal, amigos secretos no trabalho, e um sem fim de possíveis prendas a comprar. Torna-se mais fácil de andar na rua porque as pessoas estão todas no shopping a fazer compras. 

Não sendo muito dada á distribuição efusiva de prendas e á euforia da época, fui criando determinadas defesas ao longo dos anos que me permitam sobreviver a esta onda festiva.

1. Mais complicado que tudo - comprar prendas para toda a gente.
Se adora comprar prendas de Natal, pense com antecedência. Pense nos mid-season sales de final de Novembro, pense na Black Friday de descontos, pense nos vários cupões de 2-por-1 dos hipermercados. Pense numa lista, e num orçamento por pessoa.
Tire um dia da semana para vaguear calmamente pelas lojas antes da grande invasão de compradores, ou tire um final de tarde em que haja algum jogo de futebol. Deixe as crianças com os avós, na Kidzania ou na Legoland.
Evite confrontos com pessoas desesperadas pelo último modelo da Barbie, ou pela versão cibernética do My Little Pony. Pense que pode surpreender os mais pequenos em Janeiro com prendas compradas nos saldos. 
No final, sente-se, coma um brownie do Jeronymo Café, que não fica nada atrás do Starbucks - tanto pelos preços como pelo sabor. Ah, e os lattes são igualmente low cost e saborosíssimos.

2. Fazer embrulhos
Sendo que a maior parte das lojas se limitam a fornecer embrulhos pré-feitos, mais vale aproveitar um tempinho que tenha depois do jantar e dar um toque seu a cada prenda.
Vale tudo, desde sacos de papel a embrulhos de ráfia, papel crepe, jornais ou mesmo uma tira de tecido.
Pense sobretudo, na reutlização de materiais, no aproveitamento de recursos. Lá há casa há sempre sobras de papel de embrulho de um ano para outro, sacos de prendas que voltam ao portador com outra prenda dentro,...
Dê uma vista de olhos pelo google, e pelos materiais que tem em casa - a intenção é que conta.

3. Planear refeições
Vários supermercados oferecem promoções no bacalhau, na carne e nos frutos secos.
Fique atenta ás sms, aos cupões e aos folhetos. 
Aproveite também para comprar um stock extra de açúcar, ovos e outros itens de primeira necessidade, assim escusa de fazer compras á pressa nos dias mais próximos do Natal.

Já sabe que vai comer bacalhau com todos na consoada e carne assada no dia de Natal, aproveite os restos para compor os seus almoços até á passagem de ano. Roupa velha, empadão de carne, croquetes, sandes de carne assada,...é só usar a imaginação.

Se tem mais colegas que vão trabalhar nos dias a seguir ao Natal, podem aproveitar e finalmente fazer o "tal" jantar de Natal que não conseguiram porque todos os restaurantes estavam ocupados, ou mesmo um almoço de aproveitamento de sobras.
Pode cozinhar alguns itens com antecedência e congelar, e evitar andar a correr no dia da consoada. 

4. Entreter as crianças até á meia-noite
Mas como em casa (ainda) não temos crianças, e somos todos trabalhadores a tempo inteiro, o desafio consiste em manter-nos acordados até á meia-noite. 
Seja jogando scrabble, yatzee ou trivial pursuit. Nos intervalos, vá fritando umas filhoses e uns sonhos - ou seja saudável, e faça sonhos e rabanadas no forno, enquanto vai saboreando um eggnog ou um vinho quente. 
Qualquer coisa que não implique ver as várias repetições de filmes natalícios nos vários canais de TV Cabo, a menos que seja o Sozinho em casa.

Com crianças, recorra a jogos mais simples - joguem ás cartas, leia-lhes uma história, ou façam biscoitos. 
Com um pouco de sorte, Mary Poppins irá passar na televisão e podem tentar fazer com que eles digam Supercalifragilisticexpialidocious 
No dia de Natal, convém sempre ver o Música no coração.

5. Arrumar e limpar
Bem, a menos que tenha tirado férias - e mesmo assim vai perceber que não lhe sobra muito tempo - vai ser necessário continuar a manter o barco limpo. Esqueça as grandes limpezas de fim-de-semana, e vá simplesmente dado uma geral na casa, cerca de meia-hora por dia. Use e abuse da máquina de lavar louça, ponha toda a gente na cozinha a trabalhar - many hands make light work. Quanto mais rápido se despacharem, mais descansados ficam.

6. Mandar postais
Tenho muito respeito pelos CTT, mas muito mais pelas árvores e pela minha carteira.
Pense nos e-cards, pense nos amigos que quer mandar. Aproveite um espaço com wi-fi na sua hora de almoço, e vá despachando o assunto a par e passo.
Evite mandar sms de enxurrada para toda a sua lista de distribuição, ou inundar o Facebook de mensagens diplomáticas do quanto temos de ensinar o verdadeiro valor do Natal ás crianças, e etc, etc, etc.




7. Decorações de Natal
Aregale os olhos áquelas imensas mesas de Natal montadas nas lojas de decoração. Diga que sim, são muito bonitas aquelas enormes árvores de Natal cheias de bolas prateadas, e fitas de xadrez. 




Chegue a casa com um pinheiro bebé, que pode ser re-plantado depois do Natal, e que pode decorar com aquelas fitas que a sua mãe AINDA tem guardadas no sotão. Com aquelas bolas tresmalhadas de todos os Natais da sua vida, com os chocolates de Natal da Regina (que alguém vai comendo sem ninguém dar por isso). 

Dê uso a caixas de cartão, rolhas de cortiça, tubos de papel higiénico, cordões coloridos. O recycle está na moda, é terapêutico, e mantém as famílias entretidas. 

Coma e beba, e esqueça que está a pagar a mensalidade no ginásio. No dia 25 vai acordar subitamente motivado para correr na marginal, e perceber que não é o único (oh bolas). Vai querer sair de casa para tomar um café porque já não aguenta tanta prenda, e não consegue engolir mais uma rabanada - e vão haver cafés abertos, e vai dizer que é um milagre de Natal.

Acima de tudo, aproveite e descanse bastante.