Não sou desmesuradamente friorenta, gosto de me sentir protegida. Já a minha mãe diz, quando os extremos estão frios, todo o corpo está frio.
O nosso corpo reage ao frio irrigando maioritariamente os órgãos internos, deixando a pele um pouco mais desprotegida, e mais sujeita a descamação.
Hidratar por isso é a palavra de ordem - privilegie cremes de ureia, manteiga de cacau ou karité, ou mesmo geleia real. Os banhos devem ser curtos e preferencialmente de água morna - recorra por exemplo, a sabonetes de glicerina ou pH neutro, que não danificam tanto a camada de gordura que protege a pele. No final, aplique um óleo hidratante na pele ainda húmida, especialmente nas zonas mais secas. O Oil Shower da Nivea é um dois-em-um muito útil para quem quer despachar o banho e a hidratação em cinco minutos.
As mãos, estando constantemente expostas ao frio, também exigem cuidados redobrados. Hidrate-as várias vezes ao dia com cremes gordos (nada como o bom e velho Nivea) ou simplesmente umas gotas de óleo de amêndoas. E claro, use luvas quando andar na rua.
E quando tratar da lida da casa, aplique uma camada generosa de creme, e calce as luvas como habitualmente - entre o calor e actividade, vai ver como ficam macias.
Aplique igualmente um creme gordo nos pés, antes de calçar as meias, e vai ver como se mantêm suaves. Algumas atletas também sugerem uma camada de vaselina nos pés antes de uma corrida, evita que se formem bolhas por causa da fricção e ajuda a manter os pés hidratados.
A Well's já dispõe da sua própria versão de creme gordo, a um preço bem mais acessível, óptimo para os rigores deste Inverno |
Evite lábios secos aplicando frequentemente um protector de lábios, ou simplesmente vaselina. Recomendo o Nivea Milk& Honey, ou os novos sabores do Dr. Rescue, da Maybelline.
Para o rosto é também necessário adaptar a rotina, e adoptar cremes hidratantes ricos e que ajudem a prevenir o envelhecimento cutâneo. Ah, e não esqueça um protector solar.
Não se esqueça de beber pelos menos dois litros de água por dia, ou chás e tisanas quentinhos. Eu sou fã de Rooibos, pelas suas propriedades antioxidantes e desintoxicantes. Também pode arriscar a panóplia de sabores da Yogi, normalmente disponíveis nas lojas Celeiro - têm o Invernal, o Throath Relief, e até chá de chocolate. A versão Vanilla Chai deles é simplesmente deliciosa. Compre um daquelas canecas termo e vá passeando enquanto bebe, dá-lhe um ar metropolitano novaiorquino ou londrino.
Mais importante que tudo, mexa-se. Nada de camisolas polares deprimentes da Decathlon - saque do blusão de penas da Duffy (soa tão retro, eu sei) , equipe-se com gorro e luvas e vá apanhar ar. Seja a ver as decorações de Natal da baixa de Lisboa, ou a correr em Belém para a próxima maratona, ou simplesmente a passear o cão nas praias da Costa.
Em qualquer um dos casos, quando se sentar para uma chávena de chocolate quente e uma torrada, vai estar muito mais feliz.
Sem comentários:
Enviar um comentário