Tsatsiki (pão pita não incluído) |
O delicioso Tsatsiki é originário da Grécia e é preparado com pepino, queijo fresco, iogurte, óleo vegetal, cebola, alho, vinagre,sal e ervas aromáticas.
É uma herança tipicamente mediterrânica! Pode acompanhar saladas frias e quentes, pão fresco ou torrado, carnes e peixes grelhados, mariscos, legumes assados, massas... Combina bem com quase tudo!"
É desta forma quase poética que o site do Aldi descreve o molho Tsatsiki. E é em tudo verdade! Confesso-me fã acérrima deste molho desde os tempos longinquos de Erasmus na Grécia e o do Aldi em nada fica atrás ao que comia lá (ao contrário do Feta, que é impossível encontrrar igual por estas bandas).
Melhor que tudo? Uma embalagem de 500g custa 1,49€. Serve perfeitamente para uma entrada com tostas, por exemplo, mas tal como o Aldi diz, fica bem com quase tudo (já apanhei amigos meus a molharem batatas fritas por exemplo). Além disso, podemos sempre imaginar que estamos a ser saudáveis, uma vez que é feito com iogurte grego e não maionese como grande parte dos patés que se desenrascam quando aparecem amigos.
Se forem mais na onde DIY, segue a receita:
250 gramas de iogurte grego
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
2 dentes de alho
2 colheres de chá de endro picado
2 pepinos
1 colher de chá de vinagre de vinho branco
1 pitada de sal
Rale os pepinos com a parte grossa do ralador, sem as cascas e as sementes e coloque-os sobre um papel toalha ou pano de prato limpo para perder o excesso d'água. Pique o alho e o endro bem fininhos. Misture estes ingredientes com o iogurte grego, o azeite extra-virgem e bata tudo muito bem com uma colher. Acrescente o sal e o vinagre. Deixe repousar na geladeira por pelo menos meia hora e sirva.
Se iogurte grego, não for o suficientemente magro para voces (vs.maionese, claro está), dizem as minhas amigas que com queijo quark é coisa para também ficar bom!
E as excursões ao Aldi pra comprar essa iguaria??? :D
ResponderEliminarLike!
ResponderEliminar