foto blog

foto blog

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Tisanas Diuréticas

Bom dia! Boa segunda-feira! Boa semana!




Quem é que daqui já começou o desafio das 4 semanas levante a mão!!! Se sim, parabéns, Eetamos juntas! Se não, ainda vai a muito tempo de ficar com um corpinho danone até ao Verão.




O artigo que se segue foi escrito a pensar nos dias quentes mas....onde andam eles?! Tal qual lei da fisica, é sabido que com o calor os corpos dilatam....Fica o mote para quando o calor regressar.


img_empresa

Quem é que nunca se sentiu a “inchar” ao longo do dia? Que bebe água e ela “não sai”? Que quanto mais a pele humedece, menos urina? Chama-se a isso “retenção de líquidos” ou “edema” e na maior parte das vezes é apenas uma estratégia de defesa do organismo.


A mãe natureza nunca nos desaponta e há sempre uma razão biológica para quase todas as reações do nosso corpo.  É o caso da sudorese (produção de suor).  Muitas pesssoas acham que suar emagrece e que por suarem mais, perdem mais peso. Pelo contrário! Suar reduz o ritmo cardíaco e o metabolismo celular, numa tentativa de “arrefecer”. Em média, mesmo num dia de muito calor as perdas de água por suor rondam os 150ml a 600ml, ou seja, é água e não gordura. Suar serve apenas para arrefecer o corpo, não para emagrecer. Em oposição, com o calor a água tende a sair dos vasos sanguíneos e deslocar-se para o espaço intersticial, entre as células, principalmente nas extremidades (mãos e pés), dando a sensação de “inchaço”.

Se estiver num ambiente muito quente, quanto mais água beber , mais o seu corpo a distribui pelas extremidades, diminuindo a frequência urinária e aumentado a sensação de “inchaço”.  Contudo, para além do calor existem fatores que predispõem ao edema, como:
  • Exposição solar;
  • Pressão atmosférica (viagens de avião/ montanha);
  • Estar muitas horas sentado/ de pé parado;
  • Stress/ nervosismo/ ansiedade;
  • Excesso de estimulantes (ex. cafeína);
  • Poucas horas de sono;
  • Obstipação (prisão de ventre)
  • Alimentação irregular/ jejum;
  • Alimentação rica em sal/ açúcar/ gordura.
  • Consumo de álcool;
  • Baixa ingestão de líquidos;
  • Certos medicamentos (ex. antihistamínicos, corticoides, antibióticos, antinflamatórios, contracetivos orais);
  • Tabagismo;
  • Má circulação;
  • Excesso de gordura corporal.
Assim, pretende-se que bebam mais água prevenindo a retenção de líquidos.


Existem várias substâncias que são diuréticas, ou seja, estimulam a produção de urina. Para além dos medicamentos, podemos encontrar várias na natureza:





CavalinhaDente de leãoHibiscoJasmim
Barbas de milhoFolha de oliveiraPé de cerejaCentelha Asiática
MelanciaTomateMirtilo/ bagasAbacaxi
BeringelaAlcachofraAipoUva roxa
EspargosLimão/ citrinosBeterrabaRábano
SalsaAbóboraPepinoAveia
Água de côcoGengibreCanelaHortelã
1-kg-selvagem-subiu-quadril-chin&ecirc 
Sem nenhuma ordem específica, estes são apenas alguns exemplos de plantas, vegetais e frutas que são diuréticas, essencialmente pelo seu elevado teor em potássio, em silícia, em  água e flavonóides.
 
 

Posto a explicação científica, deixo-vos com receitas para fazerem as vossas tisanas diuréticas.
Não cozinhe ou triture nenhum dos ingredientes (apenas os chás). Corte-os em pedaços e demolhe em água fria.
Sugestão: faça à noite, deixe no frio e beba fresco no dia seguinte. Pode ainda optar por triturar tudo e fazer um batido.


    Lemon Mint Cucumber Water 



    Muitas outras combinações podem ser feitas. Usem a vossa imaginação e ajustem as proporções ao vosso gosto. Se optarem pelos batidos, podem ainda adicionar aveia, sementes e outros vegetais.

    Beba pelo menos 1,5 litros de água ao dia. Com estas tisanas irá notar diferença na frequência urinária, sentirá mais sede e menos inchaço. Experimentem e contem-nos!

    terça-feira, 17 de maio de 2016

    Desafio de 4 semanas!

    Bom dia caras leitoras!

    Acordámos com vontade de exercitar o corpo e a mente? Sim? Como sabemos que nem sempre é fácil sair de casa para fazer exercício seja por falta de tempo, crianças, limpezas, preparar o almoço… Assim, hoje temos um desafio para os nossos estimados leitores! No que consiste, perguntam vocês?
    É um desafio de 4 semanas de 5 exercícios matinais, ou seja, levante-se tome o seu pequeno-almoço (com poucos líquidos) e avance para o seu treino. O que se pretende?
    • desenvolver gosto pelo exercício
    • tonificar / fortalecer músculos e articulações
    • motivar
    • estimular a circulação (reduzir retenção de líquidos)
    • diminuir o stress e aumentar a boa disposição
    • melhorar a auto estima e a confiança
    À medida que avança sentir-se-á mais forte e motivado para continuar, mesmo depois deste desafio terminar. Tudo pronto? Vamos lá!

    Equipamento necessário: Tapete de ioga, temporizador ou relógio (recomendamos a aplicação Gymboss)
    O que fazer: Execute cada exercício durante 1 minuto, sem pausas entre eles. Repita o número de rondas indicadas para cada semana, pausando 1 minuto entre as mesmas.

    • 1ª semana: 1 ronda = 5 minutos (min)
    • 2ª semana: 2 rondas = 5min + 1 min pausa + 5 min = 11 min
    • 3ª semana: 3 rondas = 5min+ 1 min pausa+ 5min + 1 min pausa + 5 min = 17 min
    • 4ª semana: 4 rondas = 5min+ 1 min pausa+ 5min + 1 min pausa + 5 min +1 min pausa + 5min = 23min
    Antes de começar veja os vídeos clicando no link de cada um. Não se esqueça de fazer um curto aquecimento de 2 minutos, por exemplo jogging no local, a fim de preparar o seu corpo.
    Exercícios (veja os vídeos antes de começar, clicando nos exercícios)

    1. Push-ups (levantamento)
    2. Superman (super homem)
    3. Bridge (ponte)
    4. Tricep Push-ups (levantamentos de triceps)
    5. Cross Toe Touch (Toque de dedos cruzado)
    6. Alternating Lateral Lunge (lunge alternado)
    7. Plyometric Squats (agachamentos pliométricos)
    Se não conseguir fazer os exercícios à velocidade indicada no vídeo não tem problema, mantenha a sua velocidade, sem comprometer a postura. Faça o número de repetições que conseguir no minuto de cada exercício. Pode até apontar para verificar a sua evolução!  No final do treino não se esqueça de alongar, para evitar lesões e evoluir.

    Escolha entre 5 ou mais posições da imagem seguinte, mantendo cada uma por 30 segundos:

    thigh-workout-calories-burned-rushfit-tapout-vs-7880

    E pronto, toca a exercitar a partilhar os vossos resultados!

    quinta-feira, 12 de maio de 2016

    As fadas mãedrinhas que nos facilitam a vida

    A primeira semana de Maio anunciou uma ida frenética ás compras, cada um por si a tentar arrebatar o maior bouquet ou simplesmente o postal mais piroso da bancada de cartões que o Auchan montou para mais um Dia da mãe.

    Tal como o Natal, isto devia ser um daqueles dias que uma pessoa tem de celebrar quando quiser - mas se quiser escolher das várias datas possíveis a Wikipedia dá uma ajuda.

    Desde a escola primária que somos incentivados a cortar - alguém se lembra de picotar imagens?(tesourinho deprimente), modelar, cortar ou pintar qualquer coisa alusiva ao quanto gostamos da nossa mãe querida. Sentimento que nos acompanha quando saímos de casa, e sempre que voltamos para almoçar ao domingo para matar saudades de uma refeição bem cozinhada.

    Não há ninguém que faça panados tão bem como a minha mãe, ou que tenha a paciência que ela teve para me ensinar a fazer crochet e outras artiscidades - sendo uma destra e a outra canhota, foi de facto um desafio.

    E porque menciono eu todas estas lamechices neste nosso blog low cost? Porque realidade, grande parte da economia doméstica low cost que adquiri, foi graças a mães como a minha.  O meu irmão também, não há como ouvi-lo ligar para casa a perguntar como se faz caldo verde ou como raio se desembaraça daquela nódoa na sua tshirt favorita.

    Nos bons velhos tempos em que se estudava economia doméstica na escola, e que não haviam muitos líquidos mágicos à venda no supermercado - a bem dizer, ainda não existiam supermercados e as fraldas descartáveis eram coisas que os nossos primos emigrantes de França nos traziam em jeito de prenda - e qualquer dona de casa tinha de se safar com o que havia à mão. E assim se aprendia, como o Tio Matinhos, a fazer de uma cómoda dois banquinhos.

    Vejamos, que coisas interessantes - algumas nunca testadas - que aprendi ao longo dos anos:

    - Pode-se fazer desaparecer verrugas pondo em cima delas um dente de alho e fixar com adesivo. Fazer isto durante várias noites até a verruga mirrar. 
    Pessoalmente, só vi verrugas na cara da Madame Min, pelo que nunca tentei.

    -  Se passarmos um risco de giz nas portas, as formigas não passam. 
    E também seres malignos, dizem os mais antigos.

    - Se não tem um babyliss, pode sempre passar o cabelo a ferro debaixo de uma toalha turca. Isto do tempo em que se usava cerveja para desfrisar o cabelo. 

    - As folhas de couve podem ser usadas para aliviar dores de cabeça, ou ajudar a secar o leite materno.

    - Usar água do mar para aliviar e curar rinites e sinusites - de onde acham que veio o Rhinomer, hum? Basta dar um salto á praia e trazer um garrafão de água salgada. Low cost!

    - As cascas de ovos são um excelente fertilizante para orquídeas.

    - Um pires de cerveja ajuda a eliminar caracóis e caracoletas do quintal, das suas plantações preferidas.

    - Um molho de alecrim no barbecue/fogareiro ajuda a eliminar o cheiro a grelhados.
    Pode igualmente aproveitar o calor das brasas para aquecer água para lavar a louça.

    - Deite um pouco de detergente da louça nas nódoas antes de as colocar na máquina - muito mais barato e eficaz do que qualquer vanish-oxi-mega-power-tira-nódoas

    - Nada como uma boa sopa de coentros para curar uma ressaca e/ou os excessos do jantar/petisqueira de sábado á noite

    Coisas simples, mas que nos simplificam bastante a vida.
    Isso e quando nos dizem que sobrou empadão do jantar. Tãoooo melhor que pizza requentada.